Autarca do PS retira candidatura à Câmara de Vizela a cinco meses das eleições

Dinis Costa, presidente da Câmara Municipal de Vizela, anunciou sexta-feira à noite a retirada da sua candidatura a um terceiro mandado à frente da autarquia. O anúncio, feito através de comunicado, aconteceu após reunião da comissão política concelhia do PS, estrutura da qual também é presidente.

Garantindo que não se retira da corrida por receio de perder as eleições do próximo dia 01 de outubro, onde iria defrontar Victor Hugo Salgado, seu ex-vice-presidente da Câmara, justifica que nunca quis ser candidato a um terceiro mandato, conforme diz ter feito questão de vincar em 2013.

Disse há quatro anos que seria o meu último mandato e assim será. Mas sabe que a 04 de maio de 2016 fui afrontando com uma candidatura interna dentro do PS”, sublinhou em declarações à Rádio Vizela, esta segunda-feira, após reunião do executivo municipal, acrescentando que “como se tratava de uma candidatura fora de tempo e eu sendo um homem de combates, fui à luta e ganhei”.

Recorde-se que, em 2016, Vítor Hugo Salgado apresentou uma candidatura independente à liderança da autarquia, poucas semanas depois de ambos terem  sido adversários na escolha do cabeça-de-lista do PS para as autárquicas de 2017, numa eleição que foi favorável ao presidente da autarquia e da concelhia de Vizela dos socialistas.

Após aquela disputa partidária, o presidente da Câmara retirou os pelouros, a confiança política e o regime de permanência ao até então vice-presidente do município e responsável pela gestão financeira da autarquia.

LEIA MAIS Dinis Costa explica retirada da candidatura interna [link externo]

Após o anúncio da passada sexta-feira, Dinis Costa revelou hoje que a decisão foi uma das mais difíceis que tomou ao longo da vida.

“Mas agora é chegado o tempo de unir os vizelenses e de cumprir a minha palavra, até porque palavra dada é palavra honrada”, acrescentou em entrevista à rádio local.

José Ilídio Costa, presidente dos bombeiros locais, foi entretanto escolhido “por unanimidade e aclamação” para substituir o ex-bancário de 60 anos como candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Vizela.

“Um candidato que dispensa apresentações”, afirma Dinis Costa.

Comunicado PS Vizela

PS Vizela demonstra os seus valores e ideais, RUMO À VITÓRIA. 
Imbuídos de um profundo espírito de união e fraternidade, órgãos concelhios do PS Vizela aprovam por unanimidade e aclamação a indicação de João Ilídio Costa para candidato do PS Vizela a Presidente da Câmara Municipal.
Os órgãos concelhios do Partido Socialista de Vizela, Secretariado e Comissão Política Concelhia (CPC), reuniram esta noite de sexta-feira, dia 5 de maio de 2017, na sua Sede, imbuídos de um profundo espírito de união e fraternidade, ideais que caracterizam o PS.
Na sessão, Dinis Costa, CPC, fez uma análise rigorosa da situação política local e anunciou a sua decisão de não se candidatar a Presidente da Câmara Municipal de Vizela nas eleições autárquicas de dia 1 de outubro próximo.
Depois de ter vencido as eleições internas em 4 de maio de 2016, o também Presidente da Câmara Municipal de Vizela, iniciou um percurso unificador do PS Vizela e dos socialistas, de forma serena, construtiva e desapegada de lugares.
Ao fim de um ano de árduo trabalho, repleto inúmeras tentativas de destabilização da família socialista, Dinis Costa manteve o Partido unido, assumindo agora a sua vontade, já expressa em 2013, de não se recandidatar ao ato eleitoral autárquico de 2017.
Como sempre sucedeu, o Presidente da CPC colocou os interesses do PS Vizela à frente de qualquer interesse individual, tendo encetado importantes contactos para que a candidatura do PS Vizela às próximas eleições fosse agregadora da sociedade civil, consensual e demonstrativa da importância e valia do Partido Socialista em Vizela.
Nesse sentido, Dinis Costa anunciou a aceitação do convite endereçado a João Ilídio Costa para candidato a Presidente de Câmara pelo Partido Socialista, tendo o nome deste destacado Vizelense sido votado por unanimidade e aclamação.
Com um clima de dinamismo e alegria, todos os presentes reconheceram a importância da estratégia desenvolvida, a forma como todo o processo foi conduzido e a escolha de João Ilídio Costa para encabeçar a lista do PS à Câmara Municipal de Vizela, enaltecendo a ação do Presidente da CPC através da atribuição de um Voto de Louvor, por unanimidade e aclamação.
PS Vizela rumo à vitória!
Vizela, 5 de maio de 2017
A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Vizela

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x