Autarca de Viana recusa “cometer ilegalidades” para salvar Vianense

O presidente da Câmara de Viana do Castelo recusou esta quinta-feira “cometer ilegalidades” para salvar o Sport Clube Vianense que acumula uma dívida de mais de 700 mil euros, tarefa que disse caber à direção e aos sócios.

“Tenho uma enorme admiração pelo Vianense. É o clube mais antigo que temos do qual sou sócio mas não nos podem pedir responsabilidades pela má gestão das direções anteriores. Não vou cometer ilegalidades para salvar o clube”, afirmou o autarca socialista.

José Maria Costa respondia ao vereador do PSD, Eduardo Teixeira, que durante o período antes da ordem do dia da reunião camarária desta quinta-feira, pediu a intervenção da Câmara Municipal para a resolução da situação financeiro do clube centenário.

O autarca socialista respondeu que o município antecipou, em 2014, “três anos de subsídios” por “a anterior direção ter garantido que resolveria o problema”.

“Saiu a direção foram-se os 160 mil euros e o problema cresceu”, frisou.

Nesse sentido, José Maria Costa afirmou que “a solução tem de ser encontrada pela massa associativa e pela atual direção”.

“Não podem candidatar-se e depois vir pedir à Câmara. É preciso que a direção mobilize empresários, bancários e a sociedade civil. Não é justo para as outras associações do concelho, que se esforçam para ter as contas em dia e estamos a apoiar excessivamente um clube por coisas estapafúrdias que fez no passado”, destacou.

Vários imóveis do Sport Clube Vianense vão a hasta pública a 23 de fevereiro, às 14h00, no tribunal local, no âmbito da execução lançada por uma instituição bancária que reclama o pagamento de um empréstimo, em atraso, de mais de 300 mil euros.

A hasta pública, que vai realizar-se através de proposta em carta fechada, inclui a sede do clube centenário, o estádio Doutor José de Matos e uma casa situada junto àquele complexo desportivo.

O Sport Clube Vianense, que completa em março 118 anos de existência, é um dos clubes mais antigos do país. Milita no Campeonato de Portugal, no qual ocupa o oitavo lugar com nove pontos.

A equipa sénior defrontou, em outubro de 2015, o Benfica para Taça de Portugal de futebol, tendo perdido por 2-1.

Segundo o edital publicado, a sede, situada em pleno centro de Viana do Castelo tem um valor base para venda superior a 570 mil euros, o estádio atinge mais de 2,4 milhões euros, e à habitação foi fixado um valor mínimo para venda de 29.750 euros.

“Os proponentes devem juntar à sua proposta, como caução, um cheque visado à ordem do solicitador de execução no montante correspondente a 5% do valor base”, lê-se no edital.

Já em fevereiro de 2014 vários bens móveis do Sport Clube Vianense e de quatro dirigentes foram alvo de penhora no âmbito da mesma dívida.

Em causa está um empréstimo de 286 mil euros (acrescido de juros), contraído pela direção do Vianense em 2011, mas cujas prestações mensais, devido às conhecidas dificuldades financeiras do centenário clube de Viana do Castelo, estão em atraso.

Fundado em 1898, o Sport Clube Vianense é o maior clube desportivo do concelho de Viana do Castelo e já conquistou cerca de duas dezenas de títulos no futebol, modalidade em que disputa vários campeonatos, incluindo nacionais, nos diferentes escalões etárias.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Viana do Castelo. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x