Seguir o O MINHO

Braga

Autarca de freguesia que mais cresce em Braga volta a candidatar-se pelo PS

Eleições autárquicas

em

Foto: DR

O atual presidente da Junta de Gualtar, em Braga, será novamente recandidato pelo PS, foi hoje anunciado. João Vieira preside à freguesia que, de acordo com as primeiras projeções do inquérito dos Censos2021, mais cresceu no concelho.

“O nosso trabalho está à vista de todos. Conseguimos cumprir o que prometemos: temos em Construção o Lar de Idosos; inauguramos o posto dos CTT e o Espaço Cidadão; construímos as Hortas Comunitárias e os Trilhos da Encosta do Sol; fizemos intervenções em diversas ruas; concluímos o projecto do novo Campo de Futebol de Gualtar, do Parque de Merendas e Lazer e a intervenção no quarteirão da Igreja Nova ”, destaca o autarca, em nota de imprensa.

De acordo com João Vieira, o atual mandato fica marcado pela realização, “ao fim de muitos anos, das Festas Populares de S. Miguel de Gualtar, pela criação do Rancho Folclórico e pelo enorme trabalho prestado à população durante uma pandemia que suspendeu muitas das dinâmicas da autarquia, que queremos agora recuperar de novo”.

João Vieira tem 49 anos de idade, é professor, licenciado em Arquitetura e mestre em Astronomia. Reside na freguesia desde que nasceu. Atualmente é o diretor-executivo do Centro Ciência Viva de Braga. Recebeu, em 2020, o galardão “a Nossa Terra” na área do Associativismo pelo trabalho realizado nos últimos 15 anos no concelho de Braga.

Nesta recandidatura vai liderar uma vasta equipa de pessoas residentes em Gualtar, maioritariamente formada por independentes. O ponto de destaque na “equipa” de João Vieira é a quantidade de jovens que pretendem aproximar Gualtar do casco urbano de Braga e reforçar a aposta na juventude e em novas dinâmicas sociais e culturais.

O percurso político de João Paulo Vieira começou em 2005. Desempenhou funções de Secretário e de Tesoureiro do Executivo. Em 2017, assumiu a liderança como presidente da Junta. “São 16 anos de experiência e conhecimento dos problemas da freguesia e dos seus habitantes”, realça, citado no comunicado.

João Vieira considera que o primeiro mandato à frente dos destinos de Gualtar ficou marcado pelo investimento no Deporto, no Associativismo, na Educação e no Ambiente.

“A Freguesia de Gualtar foi a única freguesia do concelho de Braga a conquistar o galardão nacional de Eco-Freguesia em 2021. A aposta no ambiente é para continuar. No desporto queremos novas instalações desportivas e a criação de espaços de usufruto público. Queremos concluir as obras previstas nos estabelecimentos escolares e intervir em toda a antiga N103”, disse.

João Vieira acrescenta que o novo mandato deverá assentar, sobretudo, “na continuidade e no apoio às atividades das 21 coletividades da freguesia e na ajuda às famílias e aos mais necessitados”.

Ambiciona, ainda, “a resolução de alguns dos problemas existentes nos vários loteamentos”. “Queremos que nos sejam definitivamente transferidas as competências de manutenção e limpeza de ruas, ervas daninhas e passeios que causam transtornos aos residentes em Gualtar. Não podemos continuar a depender de outras entidades para a prestação destes serviços” rematou.

As eleições autárquicas realizam-se a 26 de setembro.

Populares