Atleta dos Amigos da Montanha (Barcelos) é campeão nacional sub-18 de marcha

Rodrigo Araújo
Atleta dos amigos da montanha (barcelos) é campeão nacional sub-18 de marcha

Rodrigo Araújo, atleta dos Amigos da Montanha, de Barcelos, sagrou-se hoje campeão nacional de marcha em estrada, no escalão de sub-18, nos campeonatos disputados em Porto de Mós, no distrito de Leiria. O jovem, nascido em 2005, ficou à frente de Bruno Coelho (Clube de Atletismo de Seia), que superou Eduardo Camara3te (Juventude Vidigalense) na luta pela medalha de prata por uma diferença de apenas 18 segundos.

Atleta dos amigos da montanha (barcelos) é campeão nacional sub-18 de marcha
Momento da partida. Foto: FP Atletismo

O atleta Rui Coelho, do Benfica, e Inês Henriques, do CN Rio Maior, conquistaram os títulos absolutos, na distância de 35 km.

O marchador das ‘águias’ impôs-se em 02:44.57 horas, com mais de 12 minutos de vantagem sobre o húngaro David Tokodi, que foi o segundo a terminar a prova, marcada pela ausência do atleta olímpico João Vieira.

Manuel Marques (AJS) arrecadou a medalha de prata, terminando com o tempo de 03:03.36 horas, tendo garantido, ainda, o título nacional de veteranos nos 20 quilómetros, enquanto Amaro Teixeira (Casa do Benfica de Faro) foi o terceiro colocado do Nacional, com 03:09.59.

António Pereira, do Atlético Clube Póvoa do Varzim, e Luís Silva, do Leiria Marcha Atlética, ficaram em segundo e terceiro classificados, respetivamente, no escalão de veteranos.

No setor feminino, a grande vencedora foi Inês Henriques, que festejou os títulos nacionais de seniores e veteranas.

A atleta regressou aos nacionais de marcha e garantiu o primeiro título do dia, ao completar os 20 quilómetros em 01:39.32 horas, arrecadando, de imediato, o triunfo no escalão de veteranas.

Com uma vantagem de 30 minutos sobre a opositora direta, a atleta de Rio Maior prosseguiu em prova e marchou para o topo do pódio nos 35 quilómetros, na “única prova que contava”, obtendo a marca de 02:57.27 horas e superando Vitória Oliveira (Sporting de Braga) e Sandra Silva (Atlético Clube Póvoa do Varzim), que ficaram nas segunda e terceira posições, respetivamente.

Entre as mais jovens, Andreia Lourenço (CPPEA) festejou o título nacional em sub-23, num escalão em que correu sem concorrência, ao passo que Isa Ferreira (Grupo Desportivo das Pedreiras) subiu ao topo do pódio em sub-18, beneficiando da desclassificação de Carolina Dias (Solar dos Leões de Almada). Matilde Sousa (Sporting) e Inês Belbute (ACDRA) arrecadaram as medalhas de prata e bronze, respetivamente.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Portugal já administrou 20 milhões vacinas desde o início da vacinação

Portugal já administrou 20 milhões vacinas desde o início da vacinação

Próximo Artigo
Brandão rodrigues: "governo investiu 32 milhões para reabilitar 19 escolas do alto minho"

Brandão Rodrigues: "Governo investiu 32 milhões para reabilitar 19 escolas do Alto Minho"

Artigos Relacionados