Ativados hoje mais 25 radares em Portugal. Guimarães e Fafe são exemplos

Sistema Nacional de Controlo de Velocidade
Foto: Ivo Borges / O MINHO (Arquivo)

Os 25 novos radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) entram hoje em funcionamento, depois do “bom exemplo” deixado pelos equipamentos similares instalados em Guimarães e em Fafe em 2023.

Destes novos 25, 11 dos quais para controlo de velocidade média, segundo a Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária (ANSR), nenhum está localizado no Minho.

Contudo, a ANSR recorda que, nos locais onde foram instalados recentemente radares registou-se, face às medições efetuadas antes da sua instalação, “uma redução média muito expressiva no número de veículos em excesso de velocidade” (cerca de 90%).

Explica a autoridade que as duas maiores reduções foram verificadas nos trechos abrangidos pelos radares localizados na EN101 em Guimarães e na EN206 em Fafe, apontando-as como um exemplo para a instalação de mais equipamentos, como acontece hoje.

Os 25 novos radares juntam-se aos 98 já existentes no SINCRO e, entre outros locais, vão ser instalados no IC2 (Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro), A29 (Santa Maria da Feira, em Aveiro, e Vila Nova de Gaia, no Porto), IC1 (Santana da Serra, concelho de Ourique, distrito de Beja), IP3 (Coimbra), EN18 (Évora), EN 125 (Albufeira, Faro), EN 6-7 (Carcavelos e Parede, em Cascais), IC17 (Loures), A43 (Campanhã, Porto) e no IC1 (Poceirão e Marateca, em Palmela-Alcácer do Sal).

No total do sistema SINCRO, a funcionar há oito anos, verificou-se uma “redução significativa” da sinistralidade nos locais onde foram instalados os radares: menos 36% de acidentes com vítimas, menos 74% de vítimas mortais, menos 44% de feridos graves e menos 36% de feridos leves.

A ANSR lembrou que tem adotado uma política de total transparência na localização dos radares, divulgando antecipadamente os locais de instalação destes equipamentos, “maximizando a capacidade dos radares para salvar vidas, nomeadamente através da adoção de comportamentos adequados ao volante”.

A este respeito, referiu que a taxa de infração (nº de infrações/n.º de veículos fiscalizados) dos radares foi sempre reduzida – quando comparada com outros radares não publicitados -, com 0,55% em 2018, o que representa menos de seis veículos por cada 1.000 fiscalizados.

Esta taxa continuou a baixar e, nos primeiros cinco meses de 2024, chegou aos 0,29%.

Os 25 novos radares entram em funcionamento no dia em que se assinala o oitavo aniversário do SINCRO.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x