Os aguaceiros por vezes fortes e a trovoada frequente vão manter-se neste sábado, com especial incidência entre o início e final da tarde, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Por esse motivo, foi esta madrugada ativado um aviso amarelo que estará em vigor entre o meio-dia e as 18:00 horas, afetando parte do país, incluíndo os distritos de Braga e de Viana do Castelo.
De acordo com o IPMA, durante esse período, são esperados aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada. A trovoada, por si só, também é alvo de um aviso amarelo por parte do mesmo instituto, válido durante o mesmo período e para ambos os distritos minhotos.
Segundo os modelos meteorológicos de previsão, o pior período será entre as 13:00 e as 17:00, com chuva intensa a afetar todos os concelhos mais perto do litoral, em todo o distrito de Braga e até Viana do Castelo, incluíndo concelhos como Famalicão, Barcelos, Braga, Esposende e Ponte de Lima. A partir das 16:00 horas, a célula desloca-se para o interior, afetando em maior escala concelhos como Braga e Guimarães, e os que estão mais perto do Parque Nacional da Peneda-Gerês, como Amares, Vieira do Minho, Terras do Bouro ou Ponte da Barca.
Já a trovoada será frequente e deverá afetar toda a região entre as 11:00 e as 19:00.
Previsão geral
Na previsão do IPMA para este sábado, a nível nacional, são esperados aguaceiros, que poderão ser localmente fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, em especial durante a tarde.
O vento será forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas enquanto o céu, mesmo quando não chove, estará geralmente muito nublado durante todo o dia.
No mar são previstas ondas de oeste/noroeste com 2 a 3 metros, passando gradualmente a ondas de oeste/sudoeste com 1,5 a 2 metros.