O antigo Quartel dos Bombeiros de Ponte de Lima vai receber, entre esta sexta-feira e o próximo domingo, a sétima edição do ‘Mercado das Artes’, iniciativa organizada pela Associação Cultural CAL – “Comunidade Artística Limiana”, desde 2010.
Exposições, concertos, workshops, teatro, poesia e Dj Sets são algumas das atividades que os visitantes poderão encontrar durante estes três dias dedicados à arte.
Em declarações ao jornal O Minho, Ana Catarina Lima, membro da organização do evento, afirmou que com esta iniciativa pretende mostrar à comunidade o que é que está a ser feito em termos de produção artística, aproximando o público dos artistas e das diferentes vertentes da arte.
“A sétima edição do Martes pretende, à semelhança das edições anteriores, promover e divulgar os projetos de artistas nacionais dentro das várias expressões artísticas”, contou, acrescentando que com este evento a CAL espera criar um ponto de encontro e partilha entre os vários artistas participantes.
“O objetivo primordial é criar neste evento um ponto de encontro, partilha e interação entre os artistas que nele participam, por isso apostamos numa seleção de projetos criativos e inovadores, oriundos principalmente da zona norte do país”, explicou.
A 7ª edição do Mercado das Artes tem início marcado para as 19h00 desta sexta-feira, com a abertura da exposição e um concerto de Diogo Penha. Às 22h00, a poesia será a protagonista, com a atuação de Ana Deus & João Alves. Pelas 23h00, é a vez dos Bala com Bala subirem ao palco. Bruno Ferraz entra em ação por volta da 00h30, fechando o programa do primeiro dia do evento.
No sábado, o Mercado abre mais cedo, às 14h00. O programa tem início com uma ilustração ao vivo, da autoria de André Rocha, Joana Caçador, Laro Lagosta e Luís Silva. Segue-se, às 15h30, o workshop ‘Pintura sobre Água’, com Catarina Vale. No que diz respeito à música, Dysfunktional, às 17h00, Grandfather´s House, às 22h00, e Sequin, pelas 23h00, prometem animar aqueles que optarem por entrar neste “mundo das artes”. A fechar a noite, o Mercado oferece ao público um DJ Set de Elói Faria.
O último dia de festa junta no mesmo espaço um workshop para crianças, ‘Entre Artes: Palavras e Cores’, às 15h30, poesia, com o concerto/ poesia de Marta Fiuza & Terrão, às 17h30, e teatro, com o espetáculo ‘Restaurante Europa’, apresentado pelo grupo de Teatro Dupla Face Companhia das Artes, às 18h30.
O encerramento da sétima edição do ‘Mercado das Artes’ está agendado para as 20h00.
Esta edição do Mercado das Artes conta com um orçamento “que ronda os 5 mil euros”. Contudo, Carlos Luís Esteves, da organização, confessou que a associação gostaria de ter “o dobro ou o triplo” deste valor.
A CAL – Comunidade Artística Limiana é uma associação de carácter cultural e artístico, que pretende estimular e dinamizar o meio artístico do concelho de Ponte de Lima. Criada a partir de uma iniciativa privada, esta associação centra-se na realização de eventos que enfoquem a cultura e promovam a divulgação de ideias, projetos e outras atividades de formação e difusão cultural e artística.
Fique a par das Notícias de Ponte de Lima. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui