Assembleia Municipal unânime na compra de terrenos para o novo hospital de Barcelos

Por 4 milhões
Foto: CM Barcelos

A Assembleia Municipal de Barcelos aprovou, ontem à noite, por unanimidade a compra dos terrenos para o novo hospital por quatro milhões de euros.

Em comunicado, a autarquia salienta que, “com esta decisão, dá-se um passo muito decisivo no sentido do cumprimento do acordo estabelecido em 2008 com o Ministério da Saúde, mas que durante 16 anos esteve num impasse”.

Aquando da proposta apresentada em reunião de Câmara, o presidente, Mário Constantino Lopes, tinha enaltecido “a unanimidade político-partidária que se estabeleceu em Barcelos à volta deste importante desígnio para o nosso concelho”.

Para o autarca, esta é uma “decisão de enorme importância e um passo muito significativo”.

“Regozijamo-nos por, 16 anos depois, estarmos a cumprir um passo fundamental neste processo, fazendo-o com total transparência procedimental, bem observável na instrução da deliberação que foi colocada a votação”, acrescentava, citado em comunicado da autarquia.

A decisão de avançar para a compra dos terrenos surgiu na sequência da garantia dada pela Ministra da Saúde de que o Governo irá avançar com a construção do designado Centro Hospitalar de Barcelos, um equipamento que vai servir a população deste concelho e do concelho de Esposende.

Designado “Acordo de cedências e urbanização para a execução do Plano de Pormenor do Centro Hospitalar de Barcelos”, o documento ontem aprovado em Assembleia Municipal estabelece as normas da transação a efetuar entre o Município e a Sociedade Agrícola da Quinta de S. Martinho, S.A..

O acordo, além de estabelecer o montante da aquisição de 155.850 metros de terreno, por quatro milhões de euros, fixa também as áreas de cedência ao domínio público e as parcelas para a construção da Variante Poente e acessos ao Novo Hospital.

Na assembleia Municipal de ontem, foram também aprovados contratos interadministrativos com diversas Juntas de Freguesia, no montante global de mais de um milhão e meio de euros.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Miguel Oliveira espera bom resultado no GP dos Países Baixos

Próximo Artigo

Acordo para Costa no Conselho Europeu? "É uma alegria", diz Marcelo

Artigos Relacionados
x