Assembleia da República recomenda mudar localização de pórtico na A28 em Viana do Castelo

Proposta do grupo parlamentar do PSD
Assembleia da república recomenda mudar localização de pórtico na a28 em viana do castelo

O parlamento aprovou hoje um projeto de resolução do PSD que recomenda ao Governo a eliminação do pórtico de Neiva na autoestrada A28 e a sua deslocalização para sul da saída para Castelo do Neiva, em Viana do Castelo.

O projeto de resolução, aprovado hoje em sessão plenária na Assembleia da República, recolheu os votos favoráveis de todos os partidos e de apenas três deputados do PS.

O PAN e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira(ex-Livre) abstiveram-se.

No documento, os deputados que o aprovaram recomendam ao Governo que “proceda à eliminação do pórtico de Neiva na A28 da localização atual, na defesa dos trabalhadores e empresas das Zonas Industriais adjacentes, da coesão territorial e bem-estar da população da região e a sua deslocalização para Sul da saída para Castelo do Neiva”.

O pórtico de Neiva da A28, antiga SCUT (Sem Custos para o Utilizador) que liga Viana do Castelo ao Porto, está situado à entrada de uma zona industrial da capital do Alto Minho, algo que é considerado “entrave” à atividade empresarial da região.

No projeto de resolução, o grupo parlamentar do PSD argumenta que, “tendo as primeiras portagens nas SCUT sido introduzidas por um Governo socialista, em 2010, está agora também nas mãos do mesmo Partido Socialista a possibilidade de rever e encontrar uma solução para uma velha reivindicação, a localização do pórtico de Neiva na A28 e na entrada sul de Viana do Castelo”.

Em 2017, a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), estrutura que representa cerca de 5.000 empresas do distrito de Viana do Castelo, tinha entregado uma petição no parlamento a reclamar a eliminação do pórtico de Neiva da Autoestrada 28 (A28), mas sem sucesso.

A petição “Pela eliminação do pórtico de Neiva, pórtico 4 da A28, entre Neiva e Darque”, foi entregue pela CEVAL ao então vice-presidente da Assembleia da República, deputado Jorge Lacão, em novembro de 2017.

A iniciativa foi promovida “conjuntamente com as associações empresariais que constituem a CEVAL, nomeadamente, ACIAB – Associação Comercial e Industrial dos Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, ACICMM – Associação Comercial e Industrial dos concelhos de Monção e Melgaço, AEPL – Associação Empresarial de Ponte de Lima e AEVC – Associação Empresarial de Viana do Castelo”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Colaboradores das empresas de braga vão ser testados gratuitamente

Colaboradores das empresas de Braga vão ser testados gratuitamente

Próximo Artigo
Ponte de lima proíbe alimentar animais de rua. Associação contesta "medida ridícula"

Ponte de Lima proíbe alimentar animais de rua. Associação contesta "medida ridícula"

Artigos Relacionados