Assembleia da República autoriza ida de Marcelo ao Dubai

Emirados Árabes Unidos
Assembleia da república autoriza ida de marcelo ao dubai

A Comissão Permanente da Assembleia da República autorizou hoje por unanimidade a deslocação do Presidente da República ao Dubai, entre 12 e 15 de janeiro, para visitar a Expo 2020.

Na reunião da Comissão Permanente — órgão que substitui o plenário na sequência da dissolução do parlamento — os partidos aprovaram por unanimidade a deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa ao Dubai entre 12 e 15 de janeiro, para marcar presença na Expo 2020 no dia de Portugal.

Falando hoje aos jornalistas pouco depois de receber alta hospitalar — na sequência de uma cirurgia a duas hérnias inguinais que decorreu na quarta-feira -, o Presidente da República salientou que a ida ao Dubai servirá para estar presente “no encerramento da Expo, no dia de Portugal”.

A Expo 2020 é a primeira exposição mundial realizada na região do Médio Oriente, África e Sul da Ásia (MEASA, na sigla inglesa), no ano do jubileu de ouro dos Emirados Árabes Unidos.

O Pavilhão de Portugal, que está situado no distrito da sustentabilidade da Expo 2020 Dubai, conta com uma área de 1.800 metros quadrados e dois pisos, onde não falta a calçada portuguesa, azulejos da Viúva Lamego, cadeiras e candeeiros em cortiça e até oliveiras.

Localizado no sul do Dubai, o local da Expo 2020 conta com 4,38 quilómetros quadrados, dos quais cerca de dois quilómetros quadrados são área fechada.

O assentimento da Assembleia da República às deslocações do chefe de Estado é uma formalidade imposta pela Constituição, que estabelece que o Presidente da República não pode ausentar-se do território nacional sem autorização do parlamento.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Valor mínimo do subsídio de desemprego de 509,68 euros em 2022

Valor mínimo do subsídio de desemprego de 509,68 euros em 2022

Próximo Artigo
Ponte de lima desafia proprietários a cadastrarem terrenos

Ponte de Lima desafia proprietários a cadastrarem terrenos

Artigos Relacionados