O arciprestado de Fafe peregrina à Sé Catedral de Braga na tarde do próximo domingo.
Em comunicado, a arquidiocese de Braga refere que Fafe é o primeiro arciprestado a peregrinar à Sé, no contexto do Jubileu 2025, aberto a 24 de dezembro, pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
“Todas as paróquias de Fafe, com seus grupos e movimentos estão a organizar-se para viver este momento que irá incluir além da peregrinação, uma celebração mariana, com o canto do Akathistos, um antiquíssimo hino mariano em louvor da Mãe de Deus. A opção por este hino foi assumida na palestra mensal, depois de lidas as indicações publicadas pela Santa Sé referentes às normas sobre a concessão da Indulgência Jubilar”, refere a nota.
E acrescenta: “Além do mais, sendo janeiro o primeiro mês do ano, que inicia com a solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, entendeu-se ser um modo muito ajustado de realizar esta celebração no contexto da peregrinação jubilar”.
Em Fafe, para se preparar convenientemente esta peregrinação jubilar, o arciprestado promoveu uma conversa ‘online’, na noite de 09 de janeiro, para “dar conhecer a história e os elementos essenciais do jubileu e a sua pertinência para a Igreja hoje”.