Seguir o O MINHO

Região

Apresentado plano de gestão e exploração da pesca no rio Homem

Em Vila Verde

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O plano de gestão e exploração da pesca na bacia hidrográfica do rio Homem propõe ações de promoção da pesca lúdico-desportiva e a conservação dos ecossistemas aquáticos, foi hoje anunciado em Vila Verde.

O plano, apresentado em sessão pública na Câmara de Vila Verde, resulta do trabalho desenvolvido pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) – Direção Regional do Norte e contou com o apoio da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (apoio técnico-científico) e do Instituto Politécnico de Bragança (revisão do plano de gestão).

A apresentação do plano contou com a presença da presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes (PSD), da diretora regional do Norte do ICNF, Sandra Sarmento, e de António Martinho, do ICNF.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a autarquia de Vila Verde refere que o plano “propõe o desenvolvimento de ações para promover a pesca lúdico-desportiva e a conservação dos ecossistemas aquáticos e ribeirinhos ao longo do rio Homem e da sua bacia hidrográfica”.

“No âmbito da conservação estão previstas ações como retirada de lixos, consolidação das margens com a plantação de ripícolas nativas, repovoamentos com truta-de-rio, designadamente com alevins e ovos embrionados da genética da BH [bacia hidrográfica] do rio Homem, e a promoção do uso de meios e processos de pesca mais sustentáveis dos recursos explorados”, explica o município.

Quanto ao modelo de gestão e ordenamento da pesca proposto, este “está alicerçado no estudo das comunidades aquícolas/piscícolas e dos ecossistemas aquáticos e ribeirinhos da bacia hidrográfica”.

“Está prevista a execução periódica de amostragens da ictiofauna (pesca elétrica), assim como a caracterização hidromorfológica dos seus habitats, através da metodologia RHS (River Habitat Survey)”, refere o comunicado.

O plano abrange Terras de Bouro, Amares e Vila Verde, distrito de Braga, concelhos por onde passa o rio Homem.

Em Vila Verde o plano prevê envolver várias freguesias: Aboim da Nóbrega e Gondomar, Coucieiro, Gême, Lanhas, Loureira, Pico S. Cristóvão, Ponte, Prado (S. Miguel), Sabariz, Soutelo, Turiz, U.F. Esqueiros, Nevogilde e Travassós, U.F. Oriz (Sta. Marinha e S. Miguel), U.F. Pico de Regalados, Gondiães e Mós, U.F. Sande, Vilarinho, Barros e Gomide, U.F. Valbom (S. Pedro e S. Martinho) e Passô, U.F. Vade, Valdreu, Vila Verde e Barbudo.

Populares