Seguir o O MINHO

Alto Minho

Antigo quartel passa a nova casa da Comédias do Minho em Paredes de Coura

Após obras de reabilitação de 220 mil euros.

em

Foto: O MINHO (via Google Earth)

O antigo quartel de bombeiros de Paredes de Coura é a nova residência artística da Comédias do Minho, após obras de reabilitação de 220 mil euros, informou esta segunda-feira a companhia criada em 2003 por cinco municípios do Alto Minho.

O antigo quartel que agora abre portas como espaço de trabalho da companhia de teatro está “localizado no centro da vila, e encontrava-se em desuso após a construção do novo quartel”.

“Foi alvo de uma reabilitação municipal no âmbito da candidatura apresentado ao Norte 2020 – Reabilitação Urbana, com um investimento total de cerca de 220 mil euros e uma taxa de comparticipação de 85%. Para além da localização privilegiada e das obras de requalificação pensadas especificamente para uma utilização na criação e produção artísticas, o renovado quartel transporta consigo um património simbólico associado à cultura courense. Foi no seu pequeno auditório, que muitos habitantes viram cinema e teatro pela primeira vez”, adianta a companhia na nota enviada à imprensa.

Em comunicado, a Comédias do Minho, projeto cultural dos municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova da Cerveira, adiantou que o novo espaço de trabalho vai ser inaugurado, na terça-feira, pelas 12:30.

Na ocasião, decorrerá ainda a cerimónia de assinatura de um protocolo de mecenato com a empresa de energias renováveis VentoMinho, que desde 2006 apoia o projeto da companhia, com “a duração de dois anos e o valor anual de 100 mil euros”.

O grupo, com sede, há 14 anos, no centro cultural de Paredes de Coura, assenta a sua atividade em três eixos de intervenção – o teatro, mas também um projeto pedagógico -, apostando na formação artística dos jovens, e um projeto comunitário, difundindo e dinamizando projetos das comunidades, apoiando também a formação de grupos de teatro amadores.

Populares