Anticiclone britânico e depressão ibérica originam noites e manhãs geladas no Minho até março

Aviso amarelo

Uma massa de ar frio, transportada na circulação conjunta de um anticiclone localizado a oeste das ilhas britânicas e de uma depressão centrada sobre a Península Ibérica, vai condicionar o estado do tempo em Portugal continental até ao início de março, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Apesar de este domingo ainda estar prevista uma pequena subida da temperatura, os valores mais altos da temperatura máxima vão manter-se sempre inferiores a 16°C, sendo inferiores a 10 °C no interior das regiões Norte e Centro, salienta o instituto.

Para esta sexta-feira, o concelho de Braga registou mínimas de um grau negativo, de acordo com a mesma fonte. Até final de fevereiro as mínimas pelos distritos de Braga e de Viana do Castelo vão estar ligeiramente acima do zero.

O acentuado arrefecimento durante a noite leva a temperatura mínima para valores inferiores a 5°C na maior parte do território, sendo abaixo de 0°C no interior, havendo condições para formação de gelo ou geada, em especial no interior.

O céu vai estar temporariamente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo a partir da tarde de domingo.

Prevê-se a ocorrência de aguaceiros, mais frequentes durante a tarde de sábado e persistindo no litoral e na região Sul até ao meio da tarde de domingo, com baixa probabilidade de serem de granizo e acompanhados de trovoada.

A precipitação que ocorrer será de neve acima de 600/800 metros de altitude, subindo gradualmente a cota para os pontos mais altos da serra da Estrela a partir da tarde de sábado.

O vento será em geral fraco de vários rumos, sendo temporariamente moderado a forte do quadrante norte na faixa costeira e nas terras altas.

Tendo em conta esta situação, foram emitidos avisos de tempo frio e de neve em vigor até final de sábado.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x