A Comissão Política de Valença do Partido Socialista anunciou esta segunda-feira que a presidente da estrutura Anabela Rodrigues, de 44 anos, será a candidata do partido à Câmara Municipal de Valença, nas eleições autárquicas do próximo ano.
Psicóloga de profissão, a também vereadora da oposição na autarquia foi escolhida pelos orgãos concelhios por unanimidade, tornando-se assim na primeira mulher socialista a candidatar-se a uma câmara municipal no distrito de Viana do Castelo, conforme é sublinhado na nota enviada a O MINHO.
“Decidi aceitar o desafio que me foi lançado pelo partido tendo em conta a experiência que adquiri ao longo de 16 anos ligada de uma forma ou de outra à autarquia. Entendi também ser um imperativo de consciência por considerar que Valença precisa de uma nova aragem e dinâmica”, disse a candidata do PS à agência Lusa.
“Esta candidatura primará pela diferença também pela grande aposta que existirá na participação feminina, para além das cotas de género impostas por lei, e na juventude, com um rejuvenescimento das listas a apresentar a sufrágio”, pode ler-se naquela nota.
O Município de Valença é liderado desde 2009 por Jorge Mendes (PSD), autarca que os socialistas acusam de ter “conduzindo o concelho a um marasmo e uma apatia constrangedoras”.
“Esta candidatura do Partido Socialista ao Município ambiciona recolocar Valença num trilho de crescimento e desenvolvimento que foi interrompido pelo actual executivo municipal liderado pelo PSD nestes últimos 7 anos”, acrescenta.
Os socialistas de Valença pretendem potenciar a “privilegiada localização geográfica de Valença” de forma a tornar o concelho “numa referência do Alto Minho e da Euro-Região Galiza-Norte de Portugal”.
Nas eleições autárquicas de 2013 Anabela Rodrigues integrou, em segundo lugar, a lista do PS então encabeçada por Diogo Cabrita.
Notícia atualizada às 11h49.
Fique a par das Notícias de Valença. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui