Seguir o O MINHO

Ave

Natal em Famalicão iluminado por mais de um milhão de LEDs

em

Mais de um milhão de leds iluminam desde a passada sexta-feira, 25 de novembro, as principais ruas e edifícios de Vila Nova de Famalicão, informou a autarquia, acrescentando que “as luzes anunciam a chegada da magia do Natal”.


De acordo com aquela nota, ao todo a iluminação brilha em 18 ruas do centro urbano, 4 rotundas nas entradas e saídas da cidade e vários edifícios municipais.

natal-em-famalicao

Foto: CM Famalicão

Para além da cidade, as vilas de Joane, Ribeirão e Riba de Ave também irão ostentar as luzes de natal.

“Este ano, os vários elementos decorativos são iluminados com tecnologia LED, permitindo uma poupança no consumo de energia em comparação com a luz convencional. Para além das ruas, também a árvore de Natal, com 15 metros de altura, que será colocada na Praça D. Maria será revestida na totalidade com leds”, explica a autarquia liderada por Paulo Cunha.

A árvore que será colocada no dia 3 de dezembro ficará junto da Fundação Cupertino de Miranda.

“Aliás, a partir do dia 3, a Praça D. Maria II será transformada numa autêntica “Aldeia Natal”, com a concentração dos vários divertimentos e atividades natalícias”, faz notar.

“A grande atração será mesmo uma pista de gelo natural, com cerca de 200 metros quadrados e com uma capacidade para 50 pessoas, que fará as alegrias de miúdos e graúdos”, acrescenta.

Foto: CM Famalicão

Foto: CM Famalicão

Para além dos já habituais carrosséis e do comboio de Natal, este ano, haverá ainda charretes de cavalos para passeios turísticos.

O mercadinho de Natal irá decorrer seguindo uma nova filosofia, com 25 cabanas de madeira onde artesãos e associações do concelho sugerem prendas de natal únicas e de grande beleza. À semelhança dos anos anteriores haverá recolha de géneros alimentares e de higiene na Cabana Solidária do Pai Natal, sempre acompanhado de grande animação.

“De resto, o Pai Natal chega à cidade no dia 11 de dezembro, rodeado de grande animação e festejos, seguido por um grupo de trinta motards vestidos a rigor. No dia 17, o Pai Natal chega às vilas de Joane e de Riba de Ave”, conclui.

 

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Famalicão. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Ave

Lar da Misericórdia de Fafe com oito infetados

Covid-19

em

Foto: Ivo Borges / O MINHO

O lar D.ª Joaquina Leite Lage, em Fafe, tem três utentes e cinco funcionários infetados com covid-19, anunciou nesta noite de sexta-feira a instituição, que pertence à Santa Casa da Misericórdia.

Em comunicado divulgado nas redes sociais, a Misericórdia informa que existe um “pequeno surto” da doença na Estrutura Residencial para Idosos, confirmando os oito casos ativos.

De acordo com a direção, a situação encontra-se “controlada”, com os utentes e funcionários a serem monitorizados pelo delegado de saúde com acompanhamento da própria instituição.

A Misericórdia refere ainda que qualquer desenvolvimento será comunicado através dos canais de comunicação próprios ao longo dos próximos dias.

As visitas a esta ERPI encontram-se suspensas face às medidas implementadas pela Câmara de Fafe após reunião extraordinária da comissão municipal de proteção civil.

Continuar a ler

Guimarães

Cemitério em Guimarães com cruz gigante de flores em memória dos que já partiram

Dia de Todos os Santos

em

Foto: Facebook de Junta de Freguesia de Ponte

O cemitério da freguesia de Ponte, em Guimarães, tem agora uma cruz gigante de flores com velas para homenagear os que já partiram.

O adereço foi instalado esta sexta-feira pela Junta de Freguesia de Ponte, de forma simbólica, para ficar patente durante o fim de semana em que a Igreja Católica celebra o Dia dos Finados e de Todos os Santos, em memória dos defuntos e dos santos e mártires.

Através das redes sociais, a autarquia dá nota de que este gesto “singelo” tem como finalidade “homenagear a memória dos nossos entes queridos que já partiram, num trabalho decorativo para o qual contou com o engenho e o contributo da florista Arte Bruna”, destaca a publicação.

Por determinação da comissão de proteção civil de Guimarães, após reunião de emergência, todos os cemitérios do concelho, incluíndo o de Ponte, estarão encerrados no sábado e no domingo, face ao aumento de contágios de covid-19.

Continuar a ler

Ave

Homem em estado grave após atropelamento em Fafe. Condutor em fuga

EN 207

em

Foto: Ivo Borges / O MINHO

Um homem de 54 anos sofreu ferimentos graves na sequência de um atropelamento ao final da tarde desta sexta-feira, em Fafe, apurou O MINHO junto do CDOS de Braga.

Pelo que foi possível apurar, o acidente ocorreu na Estrada Nacional 207, entre as freguesias de Passos e Travassós, cerca das 19;11, com o homem a ser atropelado quando seguia a pé. O condutor ter-se-à posto em fuga.

Foto: Ivo Borges / O MINHO

Foto: Ivo Borges / O MINHO

O homem foi encontrado por condutores que seguiam naquela estrada.

No local estiveram os Bombeiros de Fafe, SIV de Fafe e VMER de Guimarães.

A vítima foi encaminhada para o Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães.

A GNR de Fafe registou a ocorrência.

Continuar a ler

Populares