Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Amigos do Caminho de Santiago têm nova sede em Viana

No em que se comemora o Dia de Santiago

em

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

Foi hoje oficialmente formalmente entregue à Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo a Casa João Velho, junto à Sé Catedral, depois de celebrado o contrato de comodato aprovado por unanimidade pela Câmara local.

“Era uma pretensão muito antiga da associação que tem feito um trabalho muito meritório ao longo dos anos”, disse o presidente da Câmara, José Maria Costa.

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

Segundo o contrato, a autarquia “é proprietária e legítima possuidora do imóvel designado pela Casa João Velho sito no Largo do Instituto Histórico do Minho, Viana do Castelo”, sendo que “entrega gratuitamente à AACS o primeiro andar do imóvel, para as suas diversas atividades e realizações, de acordo com a concretização das suas atribuições e competências”.

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

O contrato “é celebrado pelo prazo de cinco anos, com início na data da respetiva assinatura, sendo prorrogável por iguais períodos, salvo se qualquer das partes o denunciar com aviso prévio de 60 dias relativamente à data do seu termo”.

Fundada a 01 de dezembro de 2004, este grupo Jacobeu surgiu “pelo entusiasmo e pelo sonho de um grupo de peregrinos que pretendia oferecer a mais pessoas a experiência de ser peregrino bem como trabalhar na divulgação e promoção do Caminho Português de Santiago”, pode ler-se na descrição publicada no portal de internet da associação.

Desde 2012 que gere o Albergue de Peregrinos de Caminha, com 32 camas, e define-se como uma Associação Jacobeia de Peregrinos e para Peregrinos.

Tem como emblema gráfico de identificação a silhueta de São Tiago Maior, elemento escultórico do portal da igreja matriz de Viana do Castelo, e a seta amarela símbolo atual dos caminhos de Santiago.

Populares