Seguir o O MINHO

Braga

Amares requalifica Santuário de Nossa Senhora da Abadia

Investimento de 250 mil euros.

em

O Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Amares, e considerado “uma das pérolas” do concelho, vai sofrer obras de requalificação avaliadas em 250 mil euros, anunciou hoje o presidente do município.

Manuel Moreira disse à Lusa que o investimento será comparticipado em 85% por fundos comunitários, assegurando o município a fatia restante, ao abrigo de um protocolo assinado com a Confraria de Nossa Senhora da Abadia.

Segundo o autarca, as obras consistem na requalificação do terreiro do santuário, que custará 175 mil euros, e na remodelação e ampliação da “Casa das Estampas” e do ponto de venda de produtos locais, com um custo de 75 mil euros.

“A candidatura está aprovada e para o ano haverá obras no terreno”, acrescentou.

Segundo um comunicado do município, em causa está aquele que é “considerado o Santuário Mariano mais antigo da Península Ibérica” e que representa “um foco estratégico para a dinamização de um programa cultural plurianual para a promoção turística e económica do concelho de Amares”.

“Tenho dito e volto a afirmar que a Abadia é uma das pérolas do nosso concelho. Esta candidatura representa, neste contexto, mais um importante passo para valorização e revitalização deste espaço, cujo valor arquitetónico, cultural, religioso e simbólico contribui para atrair muitos milhares de turistas ao concelho de Amares e à região”, sublinha Manuel Moreira, citado no comunicado.

Situado na freguesia de Santa Maria do Bouro, o edificado monumental da Abadia está classificado como Monumento de Interesse Público e integra a Rota dos Santuários Marianos.

Populares