Cerca de 20 alunos de várias nacionalidades vão andar pelas ruas de Braga entre 25 e 29 de março, por ocasião das solenidades da Semana Santa, para ajudar, orientar e informar os turistas, foi hoje anunciado.
Os alunos andarão “equipados” com uma ‘sweatshirt’ com um código QR nas costas, que disponibiliza toda a informação útil sobre a Semana Santa.
Além disso, terão ainda um chapéu com um “i”, anunciando que são portadores da informação de que os visitantes necessitam sobre as solenidades e sobre tudo o que a cidade tem para oferecer.
Trata-se do projeto “Can I help you?”, que vai para a sétima edição e que envolve alunos de turismo do polo de Braga da escola profissional Profitecla.
Como explicou Sérgio Pinto, da comissão executiva da escola, nas ruas andarão 10 equipas de dois alunos cada, tendo estes como língua materna o português, o inglês, o espanhol e o italiano.
“Vão estar disponíveis para dar resposta às várias necessidades dos visitantes”, referiu.
Andarão na rua entre segunda e sexta-feira, das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:00, mas nos dias das procissões “haverá um reforço”, para dar resposta ao previsível aumento de turistas.
Antes disso, e como disse Pedro Soares, adjunto do presidente da Câmara de Braga, os alunos, “em troca da sua generosidade, terão uma formação muito técnica”, para perceberem que tipo de informação devem dar os turistas.
Giullia Danelli é italiana e vai este ano participar pela segunda vez no “Can I help you?”, fazendo um balanço muito positivo da experiência anterior.
“É uma oportunidade para pormos em prática o que aprendemos na escola”, referiu.
Demonstrando ter a lição bem estudada, Giullia revelou que, quando os turistas lhe perguntam o que devem visitar em Braga, entre as suas sugestões figuram, à cabeça, a Sé Catedral e os santuários do Bom Jesus e do Sameiro.
Já Vitória Lima, do Brasil, vai participar pela primeira vez na iniciativa, diz poder ajudar os turistas, para que estes “tenham a Semana Santa que desejam”.
“Vamos fazer um curso para sabermos como devemos tratar os turistas”, apontou.
A Semana Santa de Braga vai decorrer de 24 a 31 de março, sendo esperados, segundo a organização, cerca de 100 mil visitantes.
Como O MINHO noticiou, a Associação Empresarial de Braga vaticina que o evento deverá gerar um retorno económico de 14 milhões de euros para o comércio e a restauração.
As procissões dos Passos (dia 24), da Burrinha, (27), do Ecce Homo (28) e do Enterro do Senhor (29) são, alguns dos destaques das celebrações.