Seguir o O MINHO

Alto Minho

Alunos do Minho têm melhores resultados do que a média nacional

Análise com base em dados do Ministério da Educação e Júri Nacional de Exames

em

Foto: Ilustrativa / DR

Os alunos minhotos têm níveis de sucesso educativo, em regra, melhores que os resultados médios de alunos com um contexto socioeconómico e um percurso escolar semelhantes, a nível nacional. Isto é válido para os alunos em geral, mas também para os alunos que beneficiam da Ação Social Escolar (ASE). Os números baseiam-se nos dados reportados pelas escolas ao sistema de informação do Ministério da Educação e na base de dados do Júri Nacional de Exames e estão disponíveis no portal Infoescolas.

Distrito de Braga – 1.º ciclo

No distrito de Braga, em 359 escolas do 1º ciclo, a percentagem de alunos da região que concluem o 1.º ciclo em quatro anos é de 91%, contra os 88 da média nacional. No caso dos alunos com ASE, são 86% os que concluem o primeiro ciclo de ensino no tempo previsto, no distrito de Braga, a média nacional é 83%.

Note-se que esta média nacional é calculada com os alunos do país que, ao entrarem no 1.º ciclo, tinham um perfil semelhante ao dos alunos da região, em termos de apoios ASE, idade à entrada no ciclo, habilitação da mãe e categoria da escola frequentada relativamente à percentagem de alunos com apoio ASE. “O objetivo é enquadrar os resultados dos alunos com apoio ASE na região com uma média nacional apropriada”, pode ler-se no portal Infoescolas.

2.º ciclo

Prosseguindo para o 2º ciclo, nas 88 escolas do distrito, 97% dos alunos de Braga completa esta fase do percurso escolar em dois anos, a média nacional não vai além dos 94%. Já entre os alunos do 2º ciclo com ASE, no distrito de Braga, só 94% é que terminam este ciclo de estudos nos dois anos programados, mesmo assim, melhor que a média nacional de 90%.

A média nacional, no caso do 2.º ciclo, é calculada com base nos alunos que tinham um perfil semelhante ao dos alunos da região, em termos de apoios ASE, idade à entrada no ciclo, habilitação da mãe e categoria da escola frequentada relativamente à percentagem de alunos com apoio ASE. O objetivo é enquadrar os resultados dos alunos com apoio ASE na região com uma média nacional apropriada.

3.º ciclo

O distrito de Braga tem 101 escolas com o 3º ciclo do ensino básico. A percentagem de alunos, destas 101 escolas, que obtêm positiva nas provas nacionais do 9.º ano, após um percurso sem retenções nos 7.º e 8.º anos, é de 53%, que compara com uma média nacional de 47%. No caso dos alunos do 3º ciclo com ASE, esta percentagem é de 38%, melhor que os 32% da média nacional.

A média nacional é calculada com os alunos do país que, três anos antes, no final do 6.º ano, demostraram um nível escolar semelhante ao dos alunos da região. Como os dois grupos de alunos têm o mesmo nível de partida à entrada do 3.º ciclo, o objetivo é perceber se o trabalho desenvolvido ao longo do 3.º ciclo conduziu a resultados também iguais, ou se, pelo contrário, os alunos da região tiveram desempenhos superiores, ou inferiores aos dos seus colegas nacionais.

Ensino Secundário

Nas 42 escolas de ensino secundário (cursos científico-humanísticos), no distrito de Braga, a percentagem de alunos que obtêm positiva nos exames nacionais do 12.º ano após um percurso sem retenções nos 10.º e 11.º anos é de 49%, ligeiramente melhor que a média nacional 48%. Entre os alunos do distrito com ASE a diferença, é ligeiramente mais notória e também favorável aos alunos do distrito minhoto, 43% face aos 40% nacionais.

A média nacional de percursos de sucesso, neste caso é calculada com os alunos do país que, três anos antes, no final do 9.º ano, demostraram um nível escolar semelhante ao dos alunos da região. Os dois grupos de alunos o mesmo nível de partida à entrada do ensino secundário, o objetivo é perceber se o trabalho desenvolvido ao longo deste nível de ensino conduz a resultados também iguais, ou se os alunos da região se diferenciam pela positiva ou pela negativa.

Ensino Profissional

No que concerne ao ensino profissional, há 72% de alunos que concluem este nível de ensino em três anos ou menos, no distrito de Braga, melhor que os 65% da média nacional. Entre os alunos do profissional, no distrito de Braga, com ASE, há 73% que conseguem terminar o curso em três anos ou menos, o que compara com os 66% da média nacional.

A média nacional dos alunos do ensino profissional é calculada com os alunos do país que, ao entrarem no ensino secundário profissional, tinham um perfil semelhante ao dos alunos da região, em termos de idade e de apoios da Ação Social Escolar. A diferença entre as percentagens de percursos diretos de sucesso na região e a média nacional para alunos com um perfil anterior semelhante, permite enquadrar o trabalho que se está a fazer neste nível ensino na unidade territorial.

Distrito de Viana do Castelo – 1.º ciclo

No distrito de Viana do Castelo há 86 escolas de 1º ciclo. Ali 93% dos alunos concluem este ciclo de estudos nos esperados quatro anos, contra 90% da média nacional. Entre os alunos do Alto-Minho com ASE, há 89% a concluir o 1º ciclo em quatro anos, melhor que os 85% da média nacional.

2.º ciclo

Nas 26 escolas com alunos matriculados no 2º ciclo, no distrito de Viana do Castelo, 97% passam por esta fase em dois anos, a média nacional é de 94%. Entre os alunos do 2º ciclo com ASE, no distrito de Viana, 95% consegue concluir o ciclo de estudos em dois anos, ao passo que a média nacional se fica pelos 91%.

3.º ciclo

No 3.º ciclo os alunos do distrito de Viana do Castelo estão distribuídos por 29 escolas. A percentagem destes alunos que obtêm positiva nas provas nacionais do 9.º ano, após um percurso sem retenções nos 7.º e 8.º anos, é de 53%, melhor que os 47% nacionais. Entre os alunos do 3º ciclo com ASE a diferença entre os do Alto-Minho e a média nacional é ainda mais significativa, 40% para 32%, favorável aos minhotos.

Ensino Secundário

Quando chegam ao secundário, os alunos do distrito de Viana do Castelo mantêm melhores resultados que a média nacional. Nas 18 escolas de ensino secundário (cursos científico-humanísticos), no distrito de Viana do Castelo, a percentagem de alunos que obtêm positiva nos exames nacionais do 12.º ano após um percurso sem retenções nos 10.º e 11.º anos é de 50%, a média nacional fica pelos 45%. Entre os alunos do distrito de Viana com ASE há 46% que obtêm positiva nos exames nacionais do 12.º ano após um percurso sem retenções nos dois anos anteriores, a média nacional é de apenas 39%.

Ensino Profissional

No ensino profissional, em Viana do Castelo, há 75% de alunos de alunos que concluem este nível de ensino em três anos ou menos, melhor que os 67% da média nacional. Entre os alunos do profissional, no distrito de Viana, com ASE, há 79% que conseguem terminar o curso em três anos ou menos, a média nacional fica pelos 69%.

Populares