Alunos criam decoração de Natal que ilumina 12 mil metros quadrados em Ponte de Lima

Foto: CM Ponte de Lima

Sessenta alunos do curso de instalações elétricas da escola secundária de Ponte de Lima instalaram hoje a ornamentação natalícia que criaram nos últimos três meses e que ilumina 12 mil metros quadrados da vila.

Segundo a Câmara de Ponte de Lima, a iluminação natalícia, a funcionar a partir de hoje, foi colocada nos jardins da área envolvente aos Paços do Concelho, com 120 figuras criadas pelos alunos do 10 ao 12º ano do curso profissional de instalações elétricas da escola secundária de Ponte de Lima.

No total, os estudantes, “instalaram 10 mil lâmpadas ‘led’ para a iluminação, utilizaram e cortaram 600 metros de ferro para a montagem das figuras natalícias, desde o presépio com as respetivas personagens, trenós, anjos e velas”.

Toda “a instalação é suportada por um quadro elétrico automatizado, permitindo a dinâmica no cenário, com a mudança de cor da iluminação, de forma sequencial”.

Este ano, “pela primeira vez, os alunos instalaram um painel ‘led’ numa das varandas do Paço do Marquês, que permite passar mensagens de natal aos limianos e a todos os visitantes”.

A preparação das ornamentações de Natal começou em finais de setembro, com o levantamento das necessidades e, posterior aquisição dos materiais e o desenho das figuras.

Na oficina de eletricidade da escola foram construídas as peças, que este mês começaram a ser instaladas nos jardins do Paço do Marquês e dos Paços do Concelho, ocupando uma área de 12 mil metros quadrados, trabalho hoje concluído.

O projeto mobilizou “60 alunos, coordenados por quatro professores, que asseguram que os quadros elétricos instalados são dimensionados para garantir a segurança das pessoas e das infraestruturas, com destaque ainda para o fator energético, sendo o consumo reduzido”.

A iniciativa, que se realiza há cerca de 15 anos, resulta de uma parceria entre a Câmara e a escola secundária de Ponte de Lima.

A “autarquia assegura todo o material utilizado, sendo no final reciclado pelo curso de instalações elétricas da Escola Secundária de Ponte de Lima, e utilizado na formação prática dos alunos, bem como nas provas de aptidão profissional”.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Vilaverdense muda-se para Coimbra. Nova 'casa' fica a 200 km

Próximo Artigo

SC Braga-Vinhais na 4.ª eliminatória Taça de Portugal de futsal

Artigos Relacionados
x