O Alto Minho está a ser fortemente atingido pelo mau tempo na manhã deste domingo, primeiro dia do ano 2023.
Dezenas de ocorrêncis estão ativas, pelas 10:00, segundo o site da Proteção Civil.
Ao que O MINHO apurou junto de fonte da GNR, entre as situações mais preocupantes está o corte da Estrada Nacional 13, em Gondarém, Cerveira, devido a uma derrocada.
Também em Vila Praia de Âncora, Caminha, a Avenida de Santana, está cortada, devido a inundação.
Vila Praia de Âncora. Vídeo: Carla Teixeira
Zona de Seixas / Vilar de Mouros. Vídeo: Vergílio Silva
Contudo, há muitas outras situações de inundações e derrocadas que não obrigam ao corte de via, mas nas quais as autoridades aconselham a circular com prudência.
De acordo com o site da Proteção Civil, pelas 10:00 de hoje estavam ativas mais de trinta ocorrências em vários concelhos do Alto Minho, desde inundações, queda de estruturas e árvores e derrocadas, sendo que Viana do Castelo e Caminha são os mais afetados.
Em Viana do Castelo, o vento derrubou as iluminações de Natal e a chuva intensa alagou túneis e estradas.
À hora de edição desta notícia, o concelho tinha dez ocorrências ativas relacionadas com o mau tempo.
No concelho de Caminha registavam-se onze, três delas em Vila Praia de Âncora.
Mas também os concelhos de Valença (quatro ocorrências), Cerveira (quatro), Monção (três) e Arcos de Valdevez (uma) foram afetados.
No distrito de Braga, esta manhã estavam ativas sete ocorrências relacionadas com o mau tempo.
À hora de edição desta notícia estavam ativas três ocorrências em Esposende, duas em Braga, uma em Barcelos e outra na Póvoa de Lanhoso.
Contudo, fonte do CDOS de Braga adiantou a O MINHO que não se registaram ocorrências com feridos nem com estradas nacionais cortadas.
Recorde-se que O MINHO está sob aviso vermelho, o mais grave numa escala de três, entre as 03:00 e as 12:00 deste domingo.
O aviso vermelho significa uma “situação meteorológica de risco extremo” e, neste caso “chuva persistente e por vezes forte, que poderá ser pontualmente acompanhada de trovoada e fenómenos extremos de vento”, segundo a página de internet do IPMA.
Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Porto e Aveiro vão ainda estar sob aviso laranja entre as 00:00 e as 03:00 e as 12:00 e as 15:00 do dia de Ano Novo.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) também colocou sob alerta vermelho, a partir das 00:00 de domingo, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro.
A ANEPC tem quatro estados de alerta especial (azul, amarelo, laranja e vermelho), que determinam o reforço da monitorização e incremento do grau de prontidão do dispositivo.
A Proteção Civil alertou ainda para a possibilidade de cheias em meio urbano em especial no Norte e Centro do país, recomendando a redução de deslocações na noite de fim de ano.
Outra das recomendações é para que as pessoas não se dirijam às praias no primeiro dia do ano, até porque as previsões são também de maior agitação marítima na costa.
Segundo o comandante nacional da ANEPC, André Fernandes, as bacias hidrográficas onde existem “maiores probabilidades de haver inundações em meio urbano assim como cheias” são as dos “rios Minho, Lima, Cavado, Ave, Douro, Vouga, Mondego e Tejo”.