O vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, clarificou hoje que a alteração na cor do Rio Este, que se verificou no passado sábado, não foi originada por nenhuma descarga poluente, mas sim por uma “mobilização de terras”.
Altino Bessa, publicou uma nota na sua conta pessoal no Facebook, acompanhada da imagem de uma notícia, em que o Partido Socialista e o movimento “Braga para Todos” pedem a intervenção naquele curso, após aquela suposta descarga, onde esclarece a situação.
O responsável garante ainda que diversos casos que provocaram a poluição do rio já estão resolvidos e outros foram entregues ao Ministério Público.
Texto de Altino Bessa:

Sobre este assunto só duas notas:
1 – A suposta descarga poluente do passado sábado, não passou de uma mobilização de terras que provocou a alteração da cor da água. Não sendo por isso uma descarga poluente nem tendo impactos negativos na fauna e flora do rio.
2 – A denunciada falta de limpeza das margens do rio, é uma opção, pretendemos um rio o mais natural possível, que possa acolher a maior e mais diversificada fauna e flora.
Não queremos um canal de água mas sim um rio renaturalizado, seguindo as boas práticas orientadoras da APA-Agência Portuguesa do Ambiente.