A exposição “Museus de Famalicão. O outro lado”, de Alfredo Cunha, já pode ser visitada na Praça – Mercado de Famalicão, anunciou hoje a autarquia.
A mostra com 22 fotografias de 11 espaços museológicos está patente até 31 de maio. Resulta de um trabalho realizado pelo conhecido fotojornalista Alfredo Cunha em torno dos museus do concelho de Famalicão.
“Confesso que quando recebi o convite, encarei-o com algum ceticismo”, comentou Alfredo Cunha na apresentação, citado em comunicado.
Apesar da estranheza inicial, o fotógrafo admitiu que foi um trabalho que lhe “deu bastante prazer fazer”.
Para Alfredo Cunha, o mais “surpreendente” foi fotografar os museus do concelho com uma “máquina fabricada em Famalicão”. Durante a sua longa carreira, o fotojornalista tem utilizado diversos modelos da marca Leica, que tem unidade de produção na freguesia de Lousado.
Alfredo Cunha percorreu cada um dos 11 museus-membro da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão, e ficou surpreendido com o que encontrou.
“Nunca pensei que Famalicão, tivesse museus tão diferentes, quando eu entro naqueles museus sou remetido para aquele tempo, para aquelas vivências, a dinâmica que os museus têm e a diversidade e a qualidade fizeram com que este projeto ganhasse vida própria”, disse
Para Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão, “este trabalho fotográfico eterniza os nossos museus e o catálogo vai fazê-los perdurar no tempo”. “Foi o auge das comemorações” do 10.º aniversário da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão, celebrado este ano.