Aldeia no Gerês junta comunidade para fazer azeite à moda antiga e distribui pelos habitantes

Mantêm acesas as tradições comunitárias

A aldeia da Ermida, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, juntou a comunidade para fazer azeite à moda antiga e, no final, distribui-o pelos habitantes da aldeia do concelho de Terras de Bouro.

De acordo a associação promotora, citada pelo jornal O Amarense, esta iniciativa surge porque “não foi um ano de azeitona e nem todas as pessoas da aldeia conseguiram fazer azeite”.

Por isso, a Associação Turística da Aldeia Comunitária da Ermida (ATACE) ‘arregaçou as mangas’.

“Todo o azeite apurado nessa atividade foi depois distribuído pelos habitantes da nossa aldeia”, refere a associação sediada na freguesia de Vilar da Veiga.

É mais uma iniciativa que vem relembrar a tradição do comunitarismo na aldeia situada na serra do Gerês que, pelo seu isolamento, cultivou a entreajuda nas tarefas agrícolas entre os seus habitantes durante séculos.

No entanto, refere a autarquia, “devido também ao envelhecimento da população houve a necessidade de criar uma associação, a ATACE”.

“Atualmente promove atividades que mantém acesas as tradições comunitárias e desenvolveram outras para atrair turistas à aldeia, nomeadamente, a Vezeira, a Feira da chanfana, e a festa do azeite e azeitona”, refere a Câmara de Terras de Bouro no seu sítio.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x