A aldeia isolada de Gontinho, em Ribeira do Neiva, Vila Verde, volta a transformar-se numa aldeia natalícia, com comboio de Natal, mercado e até um encontro de coros. A ideia partiu da Casa do Povo de Ribeira do Neiva, em parceria com a Junta de Freguesia de Ribeira do Neiva e o apoio de outros parceiros locais.
O evento, que vai para a segunda edição, intitula-se “Natal na Montanha” e irá decorrer nos dias 13, 14 e 15 de dezembro.
A ideia é transformar a pequena aldeia de Gontinho numa aldeia de Natal com diversas atrações: típico comboio turístico de Natal, presépio vivo com concerto ao vivo, animação de rua circense, uma caminhada pela floresta (iluminada), muitas tasquinhas de comida tradicional e petiscos, entre outros. Haverá também um mercado de Natal com oferta comercial, artesanal e gastronómica variada.
A iniciativa pretende “atrair visitantes de diferentes localidades, dando a conhecer uma aldeia com potencial para o desenvolvimento turístico na região”.
Em comunicado, aquela Casa do Povo explica que “Gontinho é um conglomerado de casas antigas (grande parte em pedra) situado no topo de uma das montanhas que circunda Ribeira do Neiva”.
“Distando apenas 25 km de Braga e 80km do Porto, a freguesia de Ribeira do Neiva mantém uma morfologia eminentemente rural, apresentando-se como um cenário bucólico onde prevalece um certo estilo de vida minhoto, sendo o Gontinho a melhor expressão desse estilo”, salienta a mesma nota.
Segundo a organização, para o evento “Natal na Montanha” a aldeia é iluminada e decorada com motivos natalícios, aproveitando as casas de pedra e toda a sua cenografia rural.
Um dos seus afloramentos rochosos, no centro da aldeia, onde outrora se secavam os cereais, será o palco natural de um presépio vivo com dezenas de figurantes e animais que este ano será acompanhado por um concerto de Natal. Nas suas ruas estreitas, muradas em granito e musgo, circula um comboio turístico decorado e iluminado.
A divulgação do evento conta com um site, especificamente desenvolvido para o efeito, onde os interessados encontram toda a informação prática, mapas e o programa.
O site encontra-se acessível aqui.