A “aldeia-fantasma” de Aceredo, na albufeira do Alto Lindoso, já não é só uma atração para portugueses. Ao longo da última semana, a comunicação social de vários continentes tem dado destaque ao problema da seca e à consequência do reaparecimento das velhas casas galegas.
A gigante americana CNN não ficou indiferente, e através da secção de viagens, destacou Portugal e Espanha, apelidando as imagens da seca como “incríveis”. A peça inclui Aceredo e outras aldeias, como a do rio Zêzere, que ficaram a descoberto com a seca.
Da resistente Citroën Ami à fonte que continua a brotar na ‘aldeia fantasma’ de Aceredo
No Reino Unido, os maiores jornais ‘pegaram’ no tema. O The Sun chama-lhe “Aldeia dos Condenados”, salientando que “é habitual ver-se os telhados quase todos os anos, na altura do verão”, mas nunca todo “o esqueleto”, como agora. O tablóide falou com alguns dos antigos habitantes que recordam os laranjais, o verde e até o bar, onde ainda hoje grades de cerveja se misturam com o solo lamacento que ficou à vista. Também o The Guardian diz que o local tornou-se quase cenário de um filme.
Ainda fora da União Europeia, a maior televisão em língua árabe, AlJazeera, revela o problema da seca em algumas regiões de Espanha e de Portugal, com entrevistas a responsáveis políticos espanhóis.
Em Itália, publicações como o jornal La Repubblica, a revista Elle ou até o jornal desportivo Corriere dello Sport chamam a atenção para a seca que atinge a Península Ibérica como principal motivo para o reaparecimento das construções galegas.

A televisão alemã NTV refere que Aceredo é mais que um atrativo turístico e representa a seca que afeta Portugal e Espanha. O jornal Spiegel também aborda o tema neste artigo. Já o austríaco correio de Salzburgo diz que o lugar podia muito bem servir de cenário para um filme apocalíptico.
Mudando de continente, agora para a Austrália, o portal ABC destaca, com uma reportagem, os “dois meses sem chuva” na região (embora tenha chovido durante a passada semana).
E também é destaque no continente asiático. No Vietname, um dos maiores portais de notícias realçou a ‘aldeia-fantasma’, assim como os vizinhos indonésios do jornal Tribune News.

A televisão TV3, da Lituânia, também destacou os “milhares de turistas” que rumam ao fim de semana até Aceredo. Já o jornal finlandês Iltahleti diz que, mesmo quando está submersa, Aceredo vive na “memória das pessoas”.