Águas do Alto Minho vai substituir 30 mil contadores

Investimento de 900 mil euros

A Águas do Alto Minho (AdAM) vai investir 900 mil euros na substituição de 30.000 contadores “no limite da sua vida útil”, em sete dos 10 municípios do distrito de Viana do Castelo, foi hoje divulgado.

Em comunicado enviado às redações, a empresa que gere as redes de abastecimento de água em baixa e de saneamento básico adiantou que o início da operação de renovação do parque de contadores começou nos concelhos de Ponte de Lima, seguindo-se o município de Caminha.

“O arranque do plano deu-se no concelho de Ponte de Lima, com cerca de 3.300 contadores já substituídos, seguindo-se nos próximos dois meses o concelho de Caminha, com a previsão de substituição de 6.500 contadores. O plano prevê nos meses seguintes a substituição de mais de 20.000 contadores em Arcos de Valdevez, Paredes de Coura, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira”, refere a empresa.

Segundo a ADAM, “a substituição do contador não representa qualquer encargo para os clientes, sendo este totalmente assumido empresa”.

“Com esta medida a Águas do Alto Minho reforça o seu compromisso com a modernização dos seus sistemas e com um maior rigor no processo de faturação dos consumos de água aos seus clientes”, sustenta.

A AdAM iniciou a atividade operacional em janeiro de 2020 e gere as redes de abastecimento de água em baixa e de saneamento nos municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (PS).

Três concelhos do distrito – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – decidiram não aderir à parceria.

A AdAM, com sede em Viana do Castelo, “fornece mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, recolhe e trata mais de seis milhões de metros cúbicos de água residual, por ano, a cerca de 70 mil clientes”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x