Caminha recomenda ao Governo que inicie em abril as dragagens no porto de Vila Praia de Âncora

Caminha recomenda ao governo que inicie em abril as dragagens no porto de vila praia de âncora
Foto: CM Caminha / Arquivo

A Câmara de Caminha aprovou hoje uma recomendação ao Governo para garantir o início, em abril, das dragagens de desassoreamento do porto de mar de Vila Praia de Âncora.

A proposta do presidente da autarquia, Rui Lages (PS), foi apresentada hoje na reunião do executivo e aprovada pela maioria socialista (quatro votos) e três abstenções da coligação O Concelho em Primeiro, de acordo com um comunicado daquele município.

No documento, pede-se ao Governo que “sejam efetivados os procedimentos legais tendentes à execução da empreitada de desassoreamento do porto de mar de Vila Praia de Âncora” e que “seja garantida a execução da dragagem, com início em abril de 2025”.

Recomenda-se, também, que sejam “encontradas medidas mitigadoras dos impactos da falta das dragagens no ano de 2024 até à sua execução, por forma a salvaguardar as necessidades da comunidade de pescadores de Vila Praia de Âncora”.

Rui Lages manifestou a preocupação da Câmara de Caminha pelo “atraso nas prometidas dragagens”, que considera “um investimento fundamental para a comunidade piscatória local”, em concreto, para os pescadores de Vila Praia de Âncora.

O autarca considera que os “atrasos sucessivos” no desassoreamento podem colocar “em causa o arranque das dragagens em abril próximo, o que coloca em causa a atividade piscatória e o sustento de toda uma comunidade”.

Por outro lado, no ano de 2024, “não foi feita nenhuma dragagem neste porto de mar e que estava prevista no âmbito do plano plurianual de dragagens aprovado pelo Governo”, lamentou.

“Como se compreenderá não poderá esta edilidade ficar silenciada quanto a este estado de coisas. Diversas foram já as comunicações remetidas para o Governo, diversas foram já as interpelações feitas pelos órgãos de Comunicação Social e pela Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora”, refere a recomendação.

A 17 de fevereiro, o presidente da Câmara de Caminha questionou o ministro da Agricultura e Pescas sobre o desassoreamento do porto de mar de Vila Praia de Âncora, que o governante tinha apontado para arrancar em abril.

“Volvido mais de um mês sobre as declarações do ministro da Agricultura e Pescas, que afirmava lançar o concurso público para as dragagens no porto de Mar de Vila Praia de Âncora no mês de janeiro, não houve até à presente data conhecimento de que esse concurso tivesse sido lançado”, afirmou o autarca.

Em janeiro, fonte do Ministério da Agricultura e Pescas disse à Lusa pretender que a dragagem dos portos de pescas do Norte do país arranque em abril, prevendo que o concurso fosse lançado naquele mês.

As intervenções vão acontecer nos portos da Vila Praia de Âncora e Castelo do Neiva, distrito de Viana do Castelo, Esposende, no distrito de Braga, e Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Angeiras, no distrito do Porto, para resolver o problema do assoreamento das infraestruturas.

O lançamento das obras estava previsto para 2024, mas o concurso público emitido, em outubro, pela DGRM – Direção-Geral dos Recurso Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, entidade com atribuições e competências para o efeito, no valor de 7,3 milhões de euros, acabou por não ter desfecho positivo, indicou a tutela.

“Por razões técnicas, as dragagens nunca teriam início antes de abril de 2025, pelo que se prevê que o procedimento que vai ser lançado permita que as dragagens tenham início na mesma data: abril”, acrescentou o ministério.

O assoreamento no portinho de Vila Praia de Âncora, que conta com pouco mais de 20 embarcações de pesca tradicional e uma centena de pescadores, é um problema recorrente devido à configuração do portinho, construído há mais de uma década.

Estima-se que a atividade piscatória envolva perto de 200 pessoas em Vila Praia de Âncora, da pesca propriamente dita à venda ou restauração.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
As melhores fotos do carnaval popular de barcelos

As melhores fotos do carnaval popular de Barcelos

Próximo Artigo
Patrões do minho pedem "responsabilidade" aos políticos

Patrões do Minho pedem "responsabilidade" aos políticos

Artigos Relacionados