Águas do Alto Minho adere a Tribunal Arbitral de Consumo para “reforçar transparência”

Dia Mundial do Consumidor
Águas do alto minho adere a tribunal arbitral de consumo para "reforçar transparência"

A Águas do Alto Minho, que gere as redes de abastecimento de água em baixa e de saneamento básico de sete dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo informou hoje ter aderido ao Tribunal Arbitral de Consumo.

Em comunicado a propósito do Dia Mundial do Consumidor, que hoje se assinala, a empresa referiu que, com a adesão ao CIAB – Tribunal Arbitral de Consumo, pretende “reforçar a transparência”.

“Esta decisão tem como objetivo a melhoria do serviço de apoio ao cliente, criando um canal privilegiado para a resolução de situações de desacordo entre as partes, de forma rápida e eficaz, salvaguardando assim os interesses dos consumidores, garantindo total independência e transparência”, refere a nota.

A AdAM é detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% pelos municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PSD), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (Movimento independente PenCe – Pensar Cerveira), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Três concelhos do distrito – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – reprovaram a constituição daquela parceria.

A nova empresa começou a operar em janeiro de 2020, “dimensionada para fornecer mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, e para recolher e tratar mais de seis milhões de metros cúbicos de água residual, por ano, a cerca de 70 mil clientes”.

Em janeiro deste ano, a AdAM anunciou o início da regularização de consumos não faturados em 2020, na sequência de erros que afetaram 15 mil consumidores.

A constituição da empresa tem sido contestada por vários partidos e pela população, que se queixam do aumento “exponencial” das tarifas e do “mau” funcionamento dos serviços, reclamando a sua reversão e a devolução da gestão daquelas redes a cada um dos municípios.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Condutor encarcerado após colisão em guimarães

Condutor encarcerado após colisão em Guimarães

Próximo Artigo
Bibliotecas municipais de vila verde reabrem de “forma condicionada”

Bibliotecas municipais de Vila Verde reabrem de “forma condicionada”

Artigos Relacionados