Seguir o O MINHO

Ponte de Lima

Agrojogos são novidade (e prometem diversão) na Feira 100% Agrolimiano em Ponte de Lima

em

Foto: DR

A III Feira 100% Agrolimiano, a realizar no próximo fim-de- semana, 17 e 18 de fevereiro, em Ponte de Lima, vai acolher os primeiros Agrojogos Limianos.

“Os primeiros Agrojogos Limianos, resultam dos Agrolympics Portugal, olimpíadas agrícolas de
caráter nacional, cujo objetivo é o convívio entre as Escolas Profissionais da área de Agropecuária, e que chegou a Portugal através da AgroSemana. São jogos cujas características se relacionam com as atividades de um dia-a- dia agrícola”, explica a autarquia numa nota enviada às redações.

Foto: Divulgação

Os primeiros Agrojogos Limianos são organizados em parceria pelo Município de Ponte de Lima e
pela Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, vencedora dos Agrolympics em 2016, tendo representado Portugal na edição 2017 que se realizou na Alemanha.

“No total são dez jogos, que cada equipa de cinco elementos cada tem de jogar, sendo os seguintes jogos: troca de pneus; rachar lenha; gincana de trator; tocar o porco; empilhar rolos de palha; construção de um circuito de água; fazer sumo de laranja; identificação de sementes; troca de facas de escarificador; parede de tijolos”, é enumerado.

Abertos à participação de toda comunidade, os primeiros Agrojogos Limianos, realizam-se no
sábado, dia 17, durante a tarde, nos Picadeiros da Expolima, anexo ao Pavilhão de Feiras e
Exposições de Ponte de Lima.

Feira vai na 3.ª edição e vai ser transmitida na RTP

A terceira edição do evento decorre nos dias 17 e 18 de fevereiro, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima.

O certame tem como objetivo principal, mostrar, divulgar e promover o melhor do que se produz no setor agroalimentar em Ponte de Lima, sendo que, segundo a autarquia, esta é uma das áreas que mais se tem desenvolvido no concelho, ao longo dos últimos anos.

“Este crescimento deve-se não só a uma maior valorização dos produtos endógenos, mas também à aposta em novos negócios, com produtos únicos e de qualidade. O crescimento do setor tem-se manifestado tanto na qualidade dos produtos como no número de postos de trabalho criados”, salienta.

A RTP irá acompanhar em direto o evento, com o programa “Aqui Portugal”, no sábado, dia 17 de fevereiro, entre as 14:00 e as 20:00.

Os visitantes poderão apreciar e comprar os mais diversos produtos como vinho verde, enchidos, fumados, sidra, mel, cogumelos, frutas e produtos hortícolas, entre outros, exclusivamente produzidos no concelho.

No âmbito desta feira, realiza-se o 8º Concurso de Raça Holstein Frísia do Alto Minho, numa parceria entre o Município de Ponte de Lima e a Coopalima – Cooperativa Agrícola dos Agricultores do Vale do Lima, com o apoio da Associação Portuguesa dos Criadores da Raça Frísia, da Associação de Apoio à Bovinicultura do Norte e da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima.

“Os bovinos de Raça Frísia tem grande expressividade na nossa região e, como tal, são um elemento chave no desenvolvimento do setor primário do nosso concelho. Além disso, a excelente qualidade da carne e a grande capacidade de produção de leite fazem deste um dos produtos endógenos de maior relevância e que conta com cada vez mais apreciadores e criadores”, afirma a organização.

Para além do 8º Concurso da Raça Frísia do Alto Minho, irão desenvolver-se outras atividades, com destaque para o Workshop “Pratos com Histórias”, por Saphir Cristal.

A Feira 100% Agrolimiano destina-se ao público em geral e aos profissionais do setor e pretende atrair potenciais investidores que queiram instalar os seus negócios em Ponte de Lima.

Anúncio

Ponte de Lima

Jovem morre em acidente de mota em Ponte de Lima

Em Rebordões Santa Maria

em

Foto: DR / Arquivo

Um jovem de 27 anos morreu, este sábado à tarde, na sequência de um despiste da mota em que seguia, na Estrada Nacional (EN) 306, em Rebordões Santa Maria, Ponte de Lima.

Segundo disse a O MINHO fonte dos bombeiros locais, o alerta foi recebido cerca das 16:27, tendo o óbito sido declarado no local.

O corpo está a ser removido para a morgue do Hospital de Viana do Castelo.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Onda de choque percorre familiares e amigos da menina vítima de acidente com comboio

Funeral de Luana, de 10 anos, realiza-se este sábado, em Arcozelo, Ponte de Lima

em

Foto: Direitos Reservados

Uma onda de choque e solidariedade percorre familiares e amigos de Luana Fernandes Rodrigues, a menina de 10 anos, de Arcozelo, Ponte de Lima, uma das vítimas do acidente entre um veículo de passageiros e o comboio, na passada quarta-feira, em Carapeços, Barcelos.

O funeral está marcado para este sábado, às 15:00, na Igreja de Arcozelo ficando sepultada no cemitério local. Na sexta-feira, a partir das 20:00, todos os interessados já podem velar a memória da menina.

O sentimento de injustiça percorre todos aqueles que se associam numa hora difícil.

Luana, como refere um familiar, “era uma menina cheia de vida, faladora, carinhosa, amiga de todos, pessoas e animais, adorava animais e alguém decidiu que a vida dela tinha que acabar”.

O pároco da freguesia, também, se associou a vaga solidária e lembra o sábado passado quando “confessei a Luana e a avó. Por isso, posso dizer com toda a certeza que elas estão com Deus”, começa por dizer numa mensagem publicada nas redes sociais.

Luís Martins recorda “o sorriso de uma rapariga alegre e cheia de energia. Antes da missa da festa da esperança, estive a falar com ela. Depois da missa, penso que ela me veio agradecer pelos rebuçados que dei ao seu grupo de catequese. Nunca me sairá da memória aquele sorriso de quem se sente em paz com Deus, como a Luana se sentia quando a absolvi. Os poucos minutos que falei com ela marcaram me e ficarão para sempre na minha memória. Descansa em paz Luana e avó (Gracinda) ”.

Entretanto, um grupo no Facebook foi criado para lembrar o acidente e deixar uma mensagem a todos os condutores. Um grupo que ao início da tarde de hoje, já tinha mais de 150 adesões foi criado por um familiar e intitula-se ‘Olá eu sou a Luana Rodrigues e tinha 10 anos’.

No texto que acompanha a criação desta publicação, o administrador escreve em nome da Luana: “eu era a passageira num carro, que sem explicação, o condutor resolveu atravessar a passagem de nível fechada para o comboio passar! E eu e a minha avó e condutor perdemos a vida instantaneamente”.

E deixa uma mensagem para todos os condutores: “se a passagem de nível estr fechada, por favor esperem, para que o comboio passe! Eu não tive essa sorte infelizmente, e hoje já não me encontro neste mundo por essa razão, e sem eu ter culpa alguma! Mais vale perder um minuto na vida, do que a vida num minuto! Como foi o meu caso”.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Tapetes do Corpo de Deus enchem ruas de Ponte de Lima de cor e de fé

Fotogaleria

em

Fotos: O MINHO

Ponte de Lima voltou a pintar as ruas com cor e muita fé, esta quinta-feira, dia de Corpo de Deus.

Os tapetes do Corpo de Deus, criados pelos moradores das ruas do centro histórico da vila são uma tradição que remonta ao início do século XVIII.

Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

Para a elaboração dos tapetes são utilizados vários moldes que dão forma e cor aos desenhos enchidos de serrim, flores e ramos de arbustos transformando as ruas em verdadeiras obras de arte que deslumbram os olhares dos visitantes.

Após alguns anos de interrupção a procissão voltou a sair às ruas de Ponte de Lima em 1962, por iniciativa de D. Carlos Pinheiro e, desde então, a tradição tem sido cumprida sem interrupções, durante a madrugada do dia do Corpo de Deus.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares