O ‘inluencer’ Ian Whelton, de lIllinois, Estados Unidos da América, deixou rasgados elogios à última edição do Rali de Portugal, louvando a forma como os portugueses conseguem organizar uma prova que em poucos dias passa por diferentes locais do país e, claro, a poeira, a velocidade e o público que fazem do desporto um “dos mais malucos” do globo.
- Anúncio -
Conhecido como WRocker, e com mais de 50 milhões de visualizações no YouTube com vídeos dedicados ao desporto motorizado, sobretudo ao NASCAR, Ian lançou o vídeo sobre o rali de Portugal depois de uma sugestão na plataforma Dischord, deixada “por um anónimo”. O americano achou piada e resolveu ver alguns clipes, ficando rapidamente com a certeza de que teria de fazer um vídeo exclusivamente para o nosso rali. E assim foi.
Na reação de 10 minutos, publicada no seu canal de YouTube, Ian elogia as paisagens nacionais, considerando-as como das melhores que já viu em provas de automobilismo fora de pista. Destaca também a diversidade que encontra nos terrenos entre Coimbra e Braga, ao longo das diferentes etapas do fim de semana de prova.
Elogiou também o tipo de pista, que proporciona mais espetáculo, como as curvas e contracurvas apertadas e as partes “abertas” onde é possível obter registos fotográficos incríveis dos participantes.
O pó também concentrou muita da atenção do YouTuber. Destacando a seca do terreno, Ian mostra-se bastante entusiasmado quando há pó no ar, pela quantidade “enorme”, realçando que há alturas em que “não se conseguem ver os carros”.
Mas foi o público português junto à pista que prendeu mais a curiosidade do habitante do estado do Novo México, sobretudo pela “grande velocidade” com que passam nas curvas e com alguns dos espectadores a encontrarem-se apenas a “quatro pés” de onde passam os carros. E Ian para o vídeo para verificar a quantos pés estava um dos espectadores depois da passagem a alta velocidade de um automóvel em competição.
Quando o público foge porque o carro se aproxima demasiado da berma da pista, o americano é fulminante: “I love this!”.
Finaliza a englobar um todo entre grandes pilotos, a existência de co-pilotos, o terreno cheio de pó e acidentado, as pessoas junto à pista, considerando “All this is Crazy!”.
No final do vídeo Ian procura os locais por onde passou a prova, deixando elogios para o trabalho logístico dos portugueses e confirmando que em termos estéticos, este é um dos melhores ralis que já viu.