Acampar junto à “casa mais estranha do mundo”, em Fafe, para conhecer o céu noturno

Oficina de astrofotografia em Fafe durante a madrugada
Acampar junto à "casa mais estranha do mundo", em fafe, para conhecer o céu noturno

A Via Láctea  ou as constelações de Escorpião e de Cisne, ou o Triângulo de Verão, planetas, galáxias, nebulosas e estrelas duplas, são alguns dos astros (ou conjuntos de astros) que vai poder fotografar no próximo dia 04 de junho, a partir da Casa do Penedo, em Fafe, em oficinas de Astronomia e Astrofotografia promovidas por Miguel Ventura, num final de tarde, noite, e início de manhã onde se poderá ‘viajar’ pelos céus, tudo à volta de convívio com tendas, durante a madrugada.

O astrofotógrafo, residente em Guimarãese que em dezembro de 2021 captou o cometa Leonard a partir da Serra do Viso, em Celorico de Basto -, explica que este workshop surge não só para fotografar astros e conhecer a Casa do Penedo, como em outras edições, mas também para ouvir ‘estórias’ contadas por quem conhece bem o céu, ou seja, um astrónomo, que irá acompanhar e explicar detalhes sobre os planetas e as estrelas conforme a terra vai girando (e a manhã chegando).

E, para isso, nada melhor do que um céu noturno com pouco ruído luminoso, como é o caso da Serra de Fafe, um dos “locais mais magníficos do Norte de Portugal”, de acordo com Miguel Ventura. No alto da serra, está a Casa do Penedo, considerada por várias publicações nacionais e internacionais como sendo a “casa mais estranha do mundo”.

O astrofotógrafo é já conhecido no meio depois de realizar alguns trabalhos e workshops na Citânia de Briteiros, em Guimarães, numa parceria com a Sociedade Martins Sarmento.

Miguel Ventura explica que o sábado começa com um jantar, a partir das 19:00, onde será possível assistir ao pôr-do-sol. Pelas 22:00, há uma visita à Casa do Penedo, seguindo-se a “iniciação ao céu noturno”, onde os participantes podem conhecer um pouco mais do que está lá por ‘cima’, em conjunto com um ‘passeio astronómico’, com a colaboração do astrónomo Pedro Borges, que fará “uma visita guiada” aos céus durante a madrugada.

Ao longo da madrugada, Miguel Ventura realiza as oficinas enquanto Pedro Borges irá falar de astros. Cada interessado deverá trazer uma máquina fotográfica DSLR com tripé, e as inscrições terminam em 02 de junho.

A inscrição individual é de 89 euros. Se forem duas pessoas a inscreverem-se juntas, fica por 140. Ambas modalidades incluem jantar, ceia e pequeno-almoço.

Mais informações através do email [email protected].

Nascido em Coimbra, Miguel Ventura vive em Guimarães desde 2011 e é astrofotógrafo desde 2014. Tem colaborado com a Sociedade Martins Sarmento através da elaboração de workshops de astrofotografia desde 2018. É também o astrofotógrafo oficial do Parque da Serra da Estrela e, em breve, deverá iniciar um projeto na Porta do Mezio, uma das entradas para o Parque Nacional da Peneda-Gerês, em Cabana Maior, Arcos de Valdevez.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Câmara de braga fiscaliza bicicletas nas ruas centrais

Câmara de Braga fiscaliza bicicletas nas ruas centrais

Próximo Artigo
Clube de escalada de braga com quatro 'ouros', uma 'prata' e um 'bronze' no início da temporada

Clube de Escalada de Braga com quatro 'ouros', uma 'prata' e um 'bronze' no início da temporada

Artigos Relacionados