O ABC falhou hoje o acesso à fase de grupos da Liga Europeia de andebol, ao perder na segunda mão da ronda de qualificação, por 31-27, na visita ao Ademar Léon, quando detinha vantagem de dois golos.
Depois de ganhar 23-21 em Braga, os minhotos foram incapazes de repetir o feito da época transata na segunda competição europeia mais importante, num desafio em que nunca estiveram na frente e ao intervalo perdiam com os espanhóis por três golos, 15-12.
O Ademar Léon entrou forte, com 3-0, e mais tarde já detinha uma vantagem de quatro golos (9-5), antes da recuperação dos lusos (11-11), que, entretanto, voltaram a deixar fugir o adversário, inspirado pelos cinco golos de Rodrigo Arce.
André Sousa era o melhor do ABC, com quatro, numa primeira parte com 71% de eficácia de remate para os anfitriões e 55% para os forasteiros.
Na etapa complementar, voltaram os quatro tentos de diferença (16-12), antes de nova aproximação dos bracarenses (22-21), após quatro tentos seguidos de André José, o melhor português, com nove golos.
O ABC começou a perder o desafio quando, em superioridade numérica, permitiu a Álvarez Dominguez fazer, em contra-ataque, o 26-22, vantagem que permitiu aos espanhóis gerir de forma mais confiante os minutos finais
Rodrigo Arce, com 11 tentos, foi o melhor marcador de um encontro com 78% de eficácia no remate do Ademar Léon e apenas 63% do ABC.