Seguir o O MINHO

Ave

A pequena Maria não quis esperar e nasceu nas mãos dos bombeiros em Fafe

BV Fafe

em

Foto: Divulgação / BV Fafe

A Maria Emanuela não quis esperar e nasceu em casa, a 30 quilómetros do hospital onde seria suposto ter visto a luz do dia pela primeira vez. A situação é contada pelos Bombeiros de Fafe, que assistiram o parto.


Aconteceu na passada quarta-feira à noite, quando a mãe da Maria começou a entrar em trabalho de parto dentro de casa. Pedro e Marilisa, bombeiros da corporação de Fafe, acorreram imediatamente ao local para transportar a mãe para o Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães.

Pedro e Marilisa. Foto: Divulgação / BV Fafe

Mas a Maria não quis esperar e acabou por nascer nos braços dos bombeiros, situação que já não acontecia “há alguns anos”, segundo revela aquela corporação.

“Assim, depois de ter vindo ao mundo, a Maria Emanuela e a mãe depois de devidamente estabilizadas, foram transportadas para o Hospital de Guimarães”, refere a mesma corporação.

Mãe e bebé encontram-se bem de saúde.

Anúncio

Guimarães

Guimarães cria serviço de transporte flexível para períodos de baixa procura

Percursos serão otimizados através das reservas dos utentes

em

Foto: Divulgação / CM Guimarães

Guimarães vai criar um Serviço de Transportes de Passageiros Flexível para situações de baixa procura, que colmatará o défice de oferta no período noturno e aos fins-de-semana e feriados, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o município sublinha tratar-se de um serviço complementar à rede regular de transporte público, que tem ainda como objetivo garantir os níveis mínimos expressos no Regime Jurídico do Serviço Público de Transportes.

Apresentado durante a reunião de hoje do executivo, o serviço “está pensado de forma a ser possível a otimização dos percursos e horários, através de um sistema de reservas”.

As reservas serão idealmente efetuadas com um dia de antecedência e, em função dos pedidos existentes, será providenciada a gestão logística.

As reservas poderão ser efetuadas por telefone ou através de uma aplicação ou website.

A cobertura territorial está divida em 10 zonas, abrangendo Guimarães, Sande (Vila Nova), Silvares, Brito, Fermentões, Creixomil, Ponte, Caldelas (Zona 1), Moreira de Cónegos, Conde, Lordelo, Nespereira, Guardizela, Gandarela (Zona 2), Serzedelo, Gandarela, Guardizela, Gondar, Selho (S. Jorge) (Zona 3), Oleiros, Vermil, Ronfe, Airão (S. João), Airão (Sta. Maria), Brito, Figueiredo, Leitões (Zona 4), Caldelas, Sande (S. Lourenço), Balazar, Longos, Briteiros (Sta. Leocádia), Sande (S. Martinho), Barco, Briteiros (S. Salvador) (Zona 5), Briteiros (Sto. Estevão), Prazins (Sto. Tirso), Donim, Souto (S. Salvador), Prazins (Sta. Eufémia), Corvite, Souto (Sta. Maria), Gondomar, Sande S. Clemente, Caldelas, Ponte (Zona 6), Atães, Rendufe, Gominhães, Selho (S. Lourenço), S. Torcato (Zona 7), Gonça, Castelões, Arosa, S. Torcato (Zona 8), Infantas, Serzedo, Costa, Mesão Frio (Zona 9) e S. Faustino, Pinheiro, Gémeos, Abação (S. Tomé), Urgezes (Zona 10), e em 2 linhas, uma no interior da freguesia de Polvoreira, entre a N105 e a EM579, e outra na ligação entre as freguesias de Pencelo e Azurém, pela zona do Mourão.

A cobertura temporal divide-se em período escolar e férias escolares, subdividindo-se cada um destes períodos em dias úteis e sábados, domingos e feriados.

Haverá o período diurno, que funcionará entre as 08:00 e as 20:00, e o período noturno, entre as 20:00 e as 24:00.

Para o presidente da Câmara, Domingos Bragança, este “é um serviço que vem dar resposta às carências que hoje se verificam no concelho de Guimarães”.

O autarca manifestou a intenção de fixar o preço ao utilizador com base no mesmo valor pago no serviço regular, sendo o montante da reserva descontado no preço final.

A frota que estará ao serviço do Transporte Flexível será 100 por cento elétrica, sendo constituída, inicialmente, por três mini-bus.

Continuar a ler

Guimarães

Surto em lar de Guimarães com 27 infetados

Covid-19

em

Foto: DR

Há um surto de covid-19 no Centro Social de Guardizela, em Guimarães, com 27 infetados – 20 utentes e 7 colaboradores.

Segundo a rádio Cidade Hoje, que avança a notícia, o alerta foi dado após uma ida ao hospital de uma utente, na sequência de uma queda, tendo esta acusado positivo.

Foram então testados todos os utentes e colaboradores.

Fonte da direção avança àquela rádio que todos os doentes estão assintomáticos e que a instituição se encontra a funcionar dentro da normalidade possível, estando os infetados isolados numa das alas do edifício.

Continuar a ler

Ave

Celorico de Basto: Enfermeiro acusado de abusar sexualmente de idosa de 90 anos

Justiça

em

Foto: Ilustrativa / DR

O Ministério Público (MP) acusa um enfermeiro de um crime de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência agravado.

Em nota publicada na sua página da internet, a Procuradoria-Geral Distrital do Porto refere que o arguido “foi solicitado para prestar cuidados de enfermagem a uma senhora residente em freguesia de Celorico de Basto, de 90 anos de idade, padecente de alzheimer, acamada, totalmente dependente de terceiros e normalmente apática ou verbalizando palavras sem nexo”.

E, segundo a acusação, “no exercício destas funções, no dia 02 de julho de 2019, aproveitando-se de estar sozinho com esta senhora, manteve com ela trato sexual”.

O despacho do MP data de 06 de outubro.

Continuar a ler

Populares