Barcelos comemora hoje 97 anos de elevação a cidade, estando a apenas três de alcançar o centenário, o que acontecerá em 2028.
Com um programa que tem como ponto alto a habitual sessão solene, a partir das 18:00, durante a qual serão atribuídas medalhas honoríficas do Município, as comemorações deste ano incluem ainda a inauguração de um help point (ponto de ajuda) para peregrinos e da exposição “Carlos Basto – Aguarelas de Barcelos”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Ainda na sessão solene, há a apresentação de um vídeo e do poema “Nasci Aqui”, de Daniela Matos Leite, farmacêutica natural da cidade.
A seguir, pelas 19:00, Adelino Ribeiro Novo, que dava nome ao antigo estádio do Gil Vicente FC, será homenageado, no Complexo Desportivo do Estádio Cidade de Barcelos.
O dia das comemorações termina com o espetáculo “Fado Barcelos”, que junta, pela primeira vez, a convite do Município, três vozes femininas naturais de Barcelos, mas com carreiras que já ultrapassaram fronteiras: Carla Cortez, Liliana Macedo e Vânia Leal.
Barcelos foi elevada à categoria de cidade em 1928.