A câmara municipal de Barcelos, a Cooperativa Agrícola de Barcelos e a CONFAGRI (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal) vão promover o colóquio intitulado “Agropecuária em Barcelos. Que futuro?”, esta quinta-feira, às 14h00, no Fórum S. Bento Menni.
As ajudas ao rendimento, o licenciamento das explorações e a controvérsia dos hábitos do consumo do leite são os três temas escolhidos para este debate.
O primeiro tema será dividido em dois, as principais alterações do regime de pagamento base, apresentado por Domingos Godinho (CONFAGRI), e novas regras para a implementação do Greening – certificação, por Fernando Cardoso (FENALAC).
O licenciamento das explorações agropecuárias, segundo tema, versa sobre a renovação de títulos de exploração REAP, apresentado por José Botelho (DRAPN), e o licenciamento de construções – o trabalho desenvolvido em Barcelos e os benefícios no futuro, apresentado por Alexandre Maciel (vereador da câmara municipal de Barcelos) e por Domingos Pereira (vereador da câmara municipal de Barcelos e deputado da Assembleia da República).
Já o terceiro tema, centrado na controvérsia dos hábitos do consumo de leite, os mitos do leite – o que está a mudar, é apresentado por Maria Antónia Figueiredo (presidente do Observatório dos Mercados Agrícolas).
Findas as apresentações dos temas, terá lugar um espaço para debate seguido da sessão de encerramento, onde marcarão presença o presidente da câmara municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, José Carlos Miranda, presidente da Cooperativa Agrícola de Barcelos, Joaquim Barreto, presidente da Comissão Parlamentar da Agricultura e do Mar, José Capela, presidente da AGROS, Manuel Cardoso, diretor Regional da DRAP, e Santos Gomes, presidente da CONFAGRI.
Fique a par das Notícias de Barcelos. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui