A câmara de Famalicão avançou hoje ter “a garantia” por parte da empresa de componentes automóveis Coindu, que tem instalações neste concelho, de que “não está em curso um despedimento coletivo”.
Na quarta-feira o PCP entregou na Assembleia da República (AR) questões sobre a possibilidade de cerca de 400 trabalhadores estarem a ser alvo de um processo de despedimento numa empresa têxtil que fabrica componentes para a industria automóvel e tem instalações em Famalicão e Arcos de Valdevez, bem como na Roménia.
Mas fonte da autarquia de Famalicão, distrito de Braga, avançou que “a câmara tem a garantia por parte da empresa de que não está em curso na Coindu um processo coletivo de despedimento”.
Não foram avançados detalhes sobre esta garantia.
Contactada via telefone a empresa mas até ao momento não foi possível obter um comentário.
Além das perguntas entregues na AR, dirigidas aos Ministérios da Economia, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, uma comitiva do PCP deslocou-se hoje às instalações de Famalicão para contactar com os trabalhadores.
A Coindu fabrica estofos para a gama Panamera da Porsche, bem como assentos para marcas como a Audi Q7 e a BMW.
Em junho de 2015, no âmbito de uma visita promovida pela câmara de Famalicão, foi revelado que nesta empresa são fabricados por dia estofos para 2.500 automóveis, bem como que as vendas acumuladas rondam os 12 milhões de euros todos os meses.