Valença: Bombeiros resgatam cão preso em armadilha de caça ilegal

Apanhado num laço
Foto: DR

Os bombeiros foram acionados, esta quarta-feira, para resgatar um cão que ficou preso num laço de caça, em Val de Rei, freguesia de Gandra, concelho de Valença.

O animal de companhia foi apanhado por aquele artefacto de caça ilegal, utilizado por exemplo para a caça ao javali. A sua perigosidade prende-se por não ser seletivo, podendo caçar espécies protegidas ou animais domésticos, e não apenas espécies cinegéticas.

Os animais preso nestes laços podem ficar presos durante horas ou dias, sofrendo lesões ou morrendo lentamente. Quem recorrer a este tipo de meio proibido para ato venatório pode ser condenado com pena de prisão até seis meses.

O cão foi resgatado numa zona florestal pelos Bombeiros Voluntários de Valença e será transportado para uma unidade veterinária de forma a receber os tratamentos necessários.

O alerta foi dado às 15:20.

A GNR registou a ocorrência e está a investigar. A Proteção Civil Municipal também se deslocou ao local.

Como denunciar?

A linha SOS Ambiente e Território da GNR, que está disponível 24 horas por dia através do número 808 200 520, permite que qualquer cidadão possa denunciar situações que violem a legislação ambiental e obter conselhos sobre assunto relacionados com a natureza, ambiente, florestas, animais de companhia, leis sanitárias e de ordenamento do território.

Além da referida linha telefónica, a GNR desenvolveu em paralelo um serviço ‘online’ com o mesmo propósito, em https://www.gnr.pt/ambiente.aspx ou através do endereço eletrónico [email protected], através do qual o cidadão também pode denunciar situações que violem a legislação ambiental.

Através do SEPNA, a GNR constitui-se como a polícia ambiental competente para vigiar, fiscalizar, noticiar e investigar infrações à legislação que visa proteger a natureza, o ambiente e o património natural, em todo o país, integrando ainda diversos fóruns de cooperação nacional e internacional sobre estas temáticas.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados