A Concentrix, empresa norte-americana de ‘call center’, assinalou hoje sete anos de operação em Braga, onde já emprega 1.400 trabalhadores.
Em Portugal, a empresa conta atualmente com seis escritórios, sendo a operação em Braga uma das maiores do país, representando um “caso de sucesso de investimento estrangeiro no território”.
O escritório local presta serviços em 12 idiomas diferentes, abrangendo cinco setores de atividade distintos. Em comunicado, a InvestBraga sublinha que a empresa conta com um “índice de satisfação dos colaboradores de 9 em 10, sendo que 96% das contratações são bem-sucedidas e a liderança apresenta uma média de 5,6 anos de antiguidade”.
Em fevereiro, o sindicato denunciou uma “onda de despedimentos” na Concentrix.
Integrada no programa das Semanas da Economia de Braga, a empresa recebeu a visita de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, e Gil Carvalho, diretor de Dinamização Económica e Atração de Investimento da InvestBraga, que puderam “conhecer de perto a realidade de uma das maiores empregadoras do concelho”.
A comitiva visitou os espaços da operação, em Dume, conhecendo de perto as dinâmicas da equipa local, num diálogo com a liderança da empresa, incluindo Benoist Voidie, diretor da Concentrix para a região norte, onde gere uma equipa de 3.000 trabalhadores, para um volume de negócios de 100 milhões de euros.







Citado em comunicado, Carlos Silva destacou o papel estratégico de Braga na atração de empresas internacionais com elevado valor acrescentado: “A operação da Concentrix em Braga é um exemplo notável da capacidade da cidade para acolher empresas de dimensão global, com impacto direto na criação de emprego qualificado. Esta aposta reforça a atratividade do território para investimentos sustentáveis e tecnologicamente avançados”.
Fundada em 1991 nos Estados Unidos pela Synnex Corporation, a Concentrix é uma multinacional cotada na Bolsa de Nova Iorque, especializada em soluções tecnológicas e serviços de experiência do cliente (CX).
Atua em mais de 70 mercados com clientes de referência em setores como banca, saúde, seguros, tecnologia, comércio eletrónico, automóvel e turismo.
A fusão recente com a empresa francesa Webhelp, num negócio avaliado em cerca de 4 mil milhões de dólares, “consolidou a presença da marca a nível mundial, com mais de 2.000 clientes e um vasto leque de soluções em IA generativa e serviços digitais”, conforme aponta a InvestBraga, em comunicado enviado às redações.
Além do seu impacto económico, a Concentrix tem vindo a afirmar-se como uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal. A operação nacional foi distinguida pelo Great Place to Work Institute durante três anos consecutivos: 9.º lugar em 2021 na categoria de 100 a 500 trabalhadores, 3.º lugar em 2022 entre 501 e 1.000 trabalhadores, e 7.º lugar em 2023 no ranking de empresas com mais de 500 trabalhadores. Estes reconhecimentos refletem o “investimento contínuo da empresa no bem-estar dos seus profissionais e na construção de um ambiente de trabalho motivador e inclusivo”.
A visita de hoje insere-se no compromisso da InvestBraga em “valorizar e promover empresas que contribuem para a criação de emprego qualificado e desenvolvimento económico sustentado no concelho”.
“O crescimento da Concentrix é mais um exemplo de como Braga se afirma como destino de excelência para investimentos internacionais de base tecnológica e linguística”, nota a InvestBraga.
Toda a informação sobre a Semana da Economia pode ser consultada aqui.