O Vitória SC venceu hoje o Sporting nos dois primeiros jogos do play-off de decisão do campeão nacional masculino de polo aquático, por 16-9 e 20-12, ficando a um triunfo do título.
No primeiro de dois jogos em Guimarães, sobressaiu Pedro Sousa, com cinco golos, e Rui Ramos, com quatro, num encontro em que estiveram na frente a partir do segundo período.
Na segunda partida, Rui Ramos voltou a destacar-se, com seis golos, e deixou o play-off encaminhado antes de a decisão se mudar para Lisboa.
Finalistas vencidos em 2023/24, ante o Fluvial Portuense, os vimaranenses saem em vantagem para o play-off, disputado à melhor de cinco jogos, e poderão carimbar o título no próximo sábado, dia 10, na piscina do Sporting.
O Salgueiros, com 15 troféus, o último em 2012/13, é o recordista de títulos, enquanto Vitória e Sporting têm ambos quatro, podendo isolar-se no terceiro lugar da tabela, atrás também do Algés e Dafundo (11).
Apesar de ter já quatro títulos, o clube ‘verde e branco’ não vence o campeonato masculino desde 1929, há quase um século, enquanto a última conquista da formação de Guimarães data de 2023.