Oficialmente, a Festa das Cruzes só começa no dia 30 de abril (próxima quarta-feira), mas os carrosséis e as barracas de farturas e comes e bebes já estão em Barcelos, atraindo muita gente ao centro da cidade.
Segundo dados da Câmara, a Feira Popular, que se estende do Campo da Feira até ao Parque da Cidade, conta, este ano, com 418 operadores: 58 na praça da alimentação, 45 no parque de diversões, 287 feirantes e 28 expositores na feira autoagrícola.
Em comunicado, a autarquia adianta que também foram instalados módulos com 70 casas de banco, a que acrescem os WC dos rebatimentos da ciclovia, estes últimos a funcionar todos os dias, das 08:00 às 20:00, junto à Rotunda do Girassol, Rotunda do Professor, Estação de Comboios, Escola do Rio, frente à Bagoeira e na Urbanização S. José.
The Gift, Calema, Nininho Vaz Maia e Fernando Daniel
Como O MINHO noticiou, The Gift, Calema, Nininho Vaz Maia e Fernando Daniel são os destaques da “primeira grande romaria do Minho”, que decorre entre 30 de abril e 04 de maio.
Os The Gift atuam logo no dia de abertura, 30 de abril, véspera de feriado. Sobem ao palco da Frente Ribeirinha a partir das 22:00.
Fernando Daniel é o destaque no dia 01 de maio, enquanto Nininho Vaz Maia canta no dia 02, véspera do feriado municipal. A dupla Calema fecha os destaques musicais no dia 03.

Outro dos pontos altos da “primeira grande romaria do Minho” é a inauguração dos tapetes de pétalas flores naturais, que decorre no dia 30, às 17:30, na Igreja do Senhor da Cruz.
A Batalha das Flores realiza-se no dia 01, a partir das 15:00.
Já o maior destaque religioso, a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, tem início às 16:00 do dia 03.
Destaque ainda, no âmbito religioso, para os tradicionais tapetes de pétalas na Igreja do Senhor da Cruz.
Na vertente profana, a festa prolonga-se noite dentro com o arraial noturno “Bamos às Cruzes”.