Vitória regressa aos triunfos frente ao AVS

20.ª jornada
Foto: Vitória SC

O Vitória SC encerrou hoje uma série de oito jogos sem triunfos, ao derrotar o AVS por 2-0, numa partida da 20.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol em que foi superior nos 90 minutos.

Mais ofensivos na primeira parte, os vimaranenses ficaram em superioridade numérica no início da segunda, face à expulsão de Gustavo Assunção, aos 47 minutos, e reencontraram o caminho dos êxitos com os golos de Samu, aos 55, e de Telmo Arcanjo, aos 78.

Vitoriosos pela primeira vez em 2025, os vimaranenses trocaram a bola quase sempre no meio-campo adversário até ao intervalo, mas com dificuldades para criar desequilíbrios na retaguarda do AVS, equipa compacta, com os três setores próximos.

Depois das ameaças de bola parada, traduzidas num cabeceamento de Borevkovic, aos cinco minutos, junto à baliza avense, e numa tentativa de canto direto de Gustavo Assunção, travada por Bruno Varela, aos seis, os vitorianos estabilizaram a sua manobra atacante, mas várias vezes a um ritmo baixo.

Incapaz de contra-atacar com eficácia nos momentos em que os anfitriões perdiam a bola, o AVS viu o árbitro Hélder Malheiro assinalar uma grande penalidade a seu favor aos 19 minutos, na sequência de uma mão de Borevkovic, que a consulta do videoárbitro demonstrou ser fora da área.

A produtividade ofensiva do conjunto treinado por Luís Freire subiu no último quarto de hora, com Miguel Maga a acertar na trave aos 34 minutos, na sequência de um cruzamento, antes de o internacional mexicano Ochoa se opor duas vezes a Mikel Villanueva, aos 42 e aos 45+5.

Com a expulsão de Gustavo Assunção aos 47 minutos, após derrubar Telmo Arcanjo e ver o segundo cartão amarelo, o Vitória acentuou o domínio expresso na primeira metade, frente a um adversário ainda mais recuado, e chegou à vantagem oito minutos depois.

Servido por um passe longo de Nuno Santos, Samu ganhou terreno a Aderllan Santos no limite da área e ficou isolado perante Ochoa, atirando para o fundo das redes.

Pese as substituições durante o quarto de hora que se seguiu, numa e noutra equipa, os vimaranenses continuaram a circular a bola em redor da área contrária, com Tiago Silva a ameaçar de fora da área, aos 66, e Telmo Arcanjo a desferir um ‘tiro’ mais certeiro, sensivelmente à mesma distância, com Ochoa a tocar ainda na bola com a luva.

Resumo

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória de Guimarães – AVS, 2-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores

1-0, Samu, 55 minutos.

2-0, Telmo Arcanjo, 78.

Equipas

– Vitória SC: Bruno Varela, Miguel Maga, Mikel Villanueva, Borevkovic, João Miguel Mendes, Tomás Händel (Vando Félix, 83), Tiago Silva, Samu (Umaro Embaló, 84), Telmo Arcanjo (Chucho Ramírez, 84), Nuno Santos (João Mendes, 68) e Dieu-Merci Michel (Nélson Oliveira, 60).

(Suplentes: Charles, Óscar Rivas, Marco Cruz, Diogo Sousa, João Mendes, Umaro Embaló, Vando Félix, Nélson Oliveira e Chucho Ramírez).

Treinador: Luís Freire.

– AVS: Ochoa, Nacho, Aderllan Santos, Devenish, Tomás Tavares (Tunde, 70), Jaume Grau (Lucas Fernandes, 70), Gustavo Assunção, Rafa Rodrigues (Yair Mena, 85), John Mercado (Lucas Piazón, 54), Rodrigo Ribeiro e Zé Luís (Gustavo Mendonça, 54).

(Suplentes: Pedro Trigueira, Jorge Teixeira, Gustavo Mendonça, Lucas Fernandes, Tunde, Yair Mena, Lucas Piazón, Vasco Lopes e Nenê).

Treinador: Daniel Ramos.

Árbitro: Hélder Malheiro (Associação de Futebol de Lisboa).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Nuno Santos (17), Rafa Rodrigues (42), Gustavo Assunção (44 e 47), Ochoa (45) e Jaume Grau (50). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Gustavo Assunção (47).

Assistência: 13.647 espetadores.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados