Pelo menos três estabelecimentos comerciais foram assaltados, na madrugada desta quinta-feira, em Viana do Castelo.
Os estabelecimentos visados são de diferentes áreas de negócio, tendo os ladrões levado desde dinheiro e telemóveis até vinho e presunto.
Ao que O MINHO apurou, os estabelecimentos assaltados foram a My Phone, o Bar Montanha Santa Luzia e o ateliê Joca Fotógrafos, colaborador do nosso jornal.
“Ligaram-me às 07:00, tinha tudo partido”, conta Luís Jorge Videira (conhecido como Joca).
O fotógrafo revela que os ladrões levaram “moedas no valor de mais de 100 euros” e que a loja estava cheia de sangue, porque um dos assaltantes deve-se ter cortado ao partir o vidro da porta.
Vizinha afugentou ladrões
Já na loja MyPhone foram roubados dois telemóveis de clientes, conta a O MINHO Paulo Guerra, proprietário da loja instalada no lardo de São Domingos.
Neste caso, os assaltantes colocaram-se em fuga após uma vizinha ter dado o alerta: “Quem mora por cima do meu estabelecimento apercebeu-se e veio à varanda, cerca das 04:20. A senhora gritou na varada e não lhes deu tempo. Eram dois indivíduos, um deles partiu o vidro à marreta, outro levou dois equipamentos de clientes. Ainda estou agora a verificar as encomendas”, conta Paulo Guerra.
“Levaram computador, café, vinho, whisky, café, presunto”
Já no Bar Montanha Santa Luzia “roubaram bastantes coisas”, adianta o responsável, Luís Rodrigues, que verificou que o estabelecimento tinha sido assaltado, já está manhã, aquando da abertura.
“Levaram o computador, café, vinho, whisky, café, presunto… Isto à noite não tem ninguém em cima, foi um trabalho sem grandes pressas”, lamenta Luís Rodrigues, acrescentando que a acresce aos prejuízos o arrombamento da porta traseira.
O valor total do prejuízo ainda está a ser apurado, mas deverá ser muito superior a mil euros.
A PSP de Viana do Castelo já esteve nos locais a fazer diligências e está a investigar os casos.