“Meu Fado”, de Mariza, e “Havemos de ir a Viana”, de Amália Rodrigues, são os temas que a Hinoportuna – Tuna Académica do Politécnico de Viana do Castelo – irá interpretar este sábado à tarde, nas semifinais do programa “Estrelas ao Sábado”, da RTP1.
“Na primeira fase, tivemos uma grande aceitação do público, e esperamos que o mesmo aconteça amanhã”, afirmou Gabriel Soares, presidente da Hinoportuna, citado em comunicado do IPVC.
Na estreia, a Tuna brilhou com dois temas originais – “Amor de Perdição” e “Entre o Samba e o Fado”, da autoria do veterano Tiago Vieira.
“Apesar de desta vez não apresentarmos temas próprios, acreditamos que a nossa atuação, repleta de entusiasmo e paixão pelo que nos une – o amor à música, às tradições e ao que é tão nosso, o fado – será essencial para conquistar os jurados e o público”, destacou Gabriel Soares.
Com músicas e ritmos variados, a Tuna promete, uma vez mais, um espetáculo focado no Alto Minho, com o objetivo de levar o que é de Viana do Castelo a todos os cantos do país. “Sendo um concurso com televoto, apelamos a que todos votem e nos ajudem a levar a cidade de Viana do Castelo à final”, concluiu o presidente.
Natal Solidário
A Hinoportuna, em parceria com as Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo, promove, nesta época natalícia, um evento que alia convívio, música e solidariedade. No próximo dia 18, a cidade será palco de momentos de alegria e partilha com o Piquenique Solidário, marcado para as 13h nos jardins da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC).
“Contamos com a presença de toda a comunidade académica e da população em geral, trazendo um petisco para partilhar e promovendo um momento de união e convívio”, explicou Gabriel Soares.
A partir das 15:00, o evento continua no auditório da ESTG-IPVC, com mais música e animação.
Paralelamente, está a decorrer uma campanha de recolha de bens de higiene pessoal e alimentos, promovida pela Escola Superior de Saúde (ESS-IPVC) e à qual a Hinoportuna se associa, reforçando o espírito solidário deste Natal.