O Lagar de Azeite de Vilarchão, em Vieira do Minho, será o palco da recriação da antiga tradição da apanha e moagem da azeitona, no dia 07 de dezembro.
Em comunicado, a Câmara explica que o Lagar de Vilarchão, com mais de 300 anos de história, mantém toda a sua maquinaria original, possibilitando a produção de azeite através do método tradicional, utilizando a força motriz da água. Este era um engenho comunitário, mas, atualmente, pertence à Junta de Freguesia.
Com um programa “diversificado”, a atividade promete “cativar participantes de todas as idades”.
O ponto de encontro está marcado para as 10:00 no Lagar de Azeite de Vilarchão, onde terá início uma caminhada temática intitulada “O Lagar de Vilarchão”.
As inscrições para a caminhada podem ser realizadas ‘online’. Ao longo do dia, os participantes terão a oportunidade de acompanhar o processo tradicional de moagem da azeitona, degustar azeite fresco, assistir a momentos de animação musical e desfrutar da emblemática chega de bois.
Com a realização desta iniciativa, o Município de Vieira do Minho “reforça o compromisso de promover e valorizar as práticas agrícolas tradicionais e o rico património cultural associado, oferecendo uma oportunidade única para a comunidade e visitantes conhecerem e vivenciarem esta tradição secular”.
O evento contará com a colaboração da Junta da União de Freguesias de Anjos e Vilarchão e com o “envolvimento ativo” da comunidade local.