Centro de Saúde de Esposende já tem consultas descentralizadas

De Medicina Interna
Foto: DR

Começaram no passado dia 02 de outubro as consultas descentralizadas da especialidade de Medicina Interna no Centro de Saúde de Esposende, informou hoje a Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE).

Em comunicado, a ULSBE explica que “esta iniciativa faz parte de uma estratégia de aproximação dos cuidados de saúde especializados às populações locais, reforçando a articulação entre os cuidados de saúde primários e hospitalares”.

De acordo com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), a consulta hospitalar descentralizada consiste em consultas médicas de especialidade hospitalar realizadas em diferentes contextos, como os cuidados de saúde primários, serviços prisionais ou associações de solidariedade social. Entre as especialidades abrangidas por este modelo estão a oftalmologia, obstetrícia, pediatria, ginecologia, medicina física e de reabilitação, infeciologia, entre outras. Esta solução visa aumentar a acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde, promovendo a proximidade dos serviços e assegurando a continuidade dos cuidados prestados.

Em 2023, o Serviço de Pediatria já tinha iniciado este tipo de consultas descentralizadas na Centro de Saúde de Esposende e, posteriormente, na Unidade de Saúde Familiar de Viatodos, com a realização de consultas de pediatria geral e de alergologia pediátrica.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x