Braga: Casais lança ‘app’ que monitoriza necessidade de manutenção em edifícios

Go Twin
Foto: Grupo Casais (Arquivo)

O Grupo Casais, de Braga, apresentou hoje duas novas aplicações tecnológicas no mercado adaptadas aos seus edifícios: GO TWIN e GO AR, anunciou a empresa.

Em comunicado, o grupo afirma que “ambas as aplicações prometem revolucionar o setor da construção e imobiliário, proporcionando aos utilizadores uma experiência mais interativa, sustentável e eficiente com os seus ativos imobiliários”.

A aplicação GO TWIN, é a solução Digital Twin – uma réplica virtual dos sistemas ou edifícios físicos, permitindo uma visualização em tempo real de todos os seus componentes.

A aplicação permite aos utilizadores a monitorização de “materiais e equipamentos do seu edifício e perceber quando é que estes precisam de manutenção, é possível, também, aceder a sensores integrados no ativo e conhecer com precisão a localização e características de todos os componentes do edifício”.

“Esta solução irá trazer ao mercado uma melhoria clara em termos de produtividade e gestão eficiente de recursos, possibilitando a simulação, mas também o processamento de dados para uma tomada de decisão mais objetiva”, considera o grupo instalado na freguesia de Mire de Tibães.

“Quanto à aplicação GO AR, os utilizadores poderão, através de realidade aumentada, fazer um ‘raio- X’ aos seus imóveis, tendo assim uma interação mais próxima e detalhada da construção”, acrescenta o grupo.

Esta aplicação permite ainda a proprietários e investidores “acompanhar o processo de construção em tempo real, aumentado a transparência e a confiança nos processos de construção, ao mesmo tempo facilita a gestão das próprias obras e futuras intervenções”.

“Com o lançamento das GO APPS, estamos a dar mais um passo no caminho da inovação tecnológica, revolucionando o setor da construção e os seus próprios métodos. Estas soluções permitirão uma aproximação como não existe hoje entre cliente e produto final, reforçando dois pilares que para nós são extremamente importantes e centrais na estratégia do Grupo Casais: a transparência e a sustentabilidade.”, comentou António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais.

O lançamento oficial de ambas as aplicações aconteceu no Sítio, um espaço de coworking em Guimarães, construído pelo Grupo Casais, e insere-se no programa da Techstars Startup Week, onde foi feita uma demonstração das aplicações pelos especialistas Sérgio Laranjeira, coordenador de Digital Twins e Jairo Picott, desenvolvedor de Digital Twins.

Sobre o Grupo Casais

A Casais foi criada a 23 de maio de 1958 e é atualmente um dos cinco principais players do setor da construção em Portugal. Opera em 17 países: Portugal, Angola, Alemanha, Arábia Saudita, Bélgica, Brasil, Espanha, EUA (Texas), EAU (Dubai e Abu Dhabi), França, Gana, Gibraltar, Holanda, Marrocos, Moçambique, Reino Unido, Qatar.

A empresa tem apostado na construção sustentável, com o desenvolvimento de vários projetos de construção híbrida, através do sistema CREE e da implementação de soluções off-site industrializadas.

Obteve várias distinções, como o Prémio Construir de Melhor Construtora em Portugal pela quinta vez consecutiva, mas também o terceiro lugar como Best Place to Work. Fechou o ano de 2023 com um volume de negócios agregado de mais de 712 milhões de euros, sendo os mercados internacionais responsáveis por 342 milhões.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x