Esposende atribui voto de louvor ao padre Delfim Fernandes

Pelo “exemplo de dedicação, fé e perseverança”
Foto: CM Esposende

O Município de Esposende deliberou, esta quinta-feira, em Reunião de Câmara, atribuir um Voto de Louvor ao padre Delfim Fernandes pelos 25 anos de serviço pastoral na paróquia de Santa Maria do Anjos, em Esposende, data assinalada no passado dia 26 de setembro.

Apresentada pelo presidente da Câmara Municipal, Guilherme Emílio, a proposta mereceu a aprovação de todo o executivo, refletindo a “unanimidade e o consenso em torno do ex-arcipreste de Esposende”.

A distinção é sustentada pelo seu “exemplo de dedicação, fé e perseverança”, sendo reconhecido que “ao longo destes 25 anos, o seu compromisso com a missão e o seu amor pela comunidade falaram sempre mais alto”.

“Homem determinado, mas também inspirador, o padre Delfim Fernandes é admirado na comunidade pela sua dedicação, mas também, pela sua imensa atividade pastoral, que se estende desde a catequese, aos jovens, ao pão da amizade, ao CPM (Curso de Preparação para o Matrimónio), aos grupos de acólitos e de leitores, ao apoio às comissões de festas e confraria, ao CNE (Corpo Nacional de Escutas), e à Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Esposende”, refere a proposta, realçando que “esta dedicação à comunidade e à atividade pastoral não se esgota no serviço à igreja”, dado que, “na sua atividade como professor de Educação Religiosa e Moral Católica, o Padre Delfim Fernandes, imbuído do mesmo espírito de missão, vive a escola e o ensino com a mesma paixão e o mesmo compromisso.” 

Capelão da Corporação de Bombeiros Voluntários de Esposende, ao longo destes 25 anos de serviço à igreja, o padre Delfim Fernandes, além da paróquia de Santa Maria dos Anjos em Esposende, serviu ainda as paróquias de São Miguel de Apúlia, São Paio de Fão, Divino Salvador de Fonte Boa, Santa Marinha de Rio Tinto e São João Baptista de Vila Chã.

Foi nomeado pároco in solidum de São Martinho de Gandra e São Miguel de Gemeses, integrando a Unidade Pastoral de Esposende – Centro Sul, na qualidade de moderador. Exerceu também as funções de arcipreste de Esposende no quinquénio de 2018 – 2023, “que desempenhou com grande sabedoria e comunhão com a comunidade”.

Esta distinção configura o reconhecimento do Município pelo seu percurso no seio da Igreja e ao serviço da comunidade e será transmitido ao Conselho Económico da Fábrica da Igreja de Santa Maria dos Anjos e ao arcebispo de Braga, Dom José Cordeiro.

O voto de louvor ao padre Delfim Fernandes será entregue na sessão solene do Dia do Município, a 19 de agosto de 2025.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x