O Campo de S. Miguel, em Marinhas, acolhe a 15.ª edição da Festa do Pão, entre sexta-feira e domingo.
O evento coorganizado pela Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra e pelo Município de Esposende, que reúne as associações na “ruralidade da época, marcada pelas vindimas e pelas colheitas”.
A sessão de abertura está agendada para esta sexta-feira, sexta-feira, às 19:30, e contará com a presença do oresidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio.
Na Festa do Pão, celebra-se, sobretudo, o ciclo do pão. “Mãos experimentadas recriam a ancestral arte de confecionar pão de milho e, com arte e sabedoria, confecionam pão e deliciosos bolos de carne e de sardinha”, refere a Câmara.
Contudo, a oferta gastronómica é muito mais abrangente, dando a conhecer, e a provar, o que de bom “há na cozinha tradicional portuguesa”.
O Município marca também presença, com o “Momento ESlocal”, uma feira que conta com a participação de alguns produtores locais da área agroalimentar e artesanato. Esta participação insere-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2023_2027, decorrendo no âmbito do ESlocal, “Programa de Incentivo à Produção e Consumo dos Produtos de Endógenos: Produtos de Esposende”.
Paralelamente à componente gastronómica, o evento recriará tempos passados, como as desfolhadas que preenchiam os serões, com a esperança de encontrar o milho-rei sempre presente, ritual seguido do malho das espigas.
Na Festa do Pão, as tradições de outrora serão também acompanhadas das rusgas, ao som das tocatas dos grupos folclóricos e dos cantares ao desafio.
Serão, assim, recriados momentos de antigamente, onde a agricultura determinava a vida quotidiana e assegurava o sustento das famílias, estando esta atividade umbilicalmente ligada a uma das profissões mais emblemáticas de Marinhas: As Moleiras.
As Moleiras percorriam a freguesia com as suas mulas, recolhendo o milho na casa dos lavradores que transportavam para a Abelheira, para ser moído nas azenhas ou nos moinhos. O milho era depois devolvido ao lavrador sob a forma de farinha, mediante o pagamento de uma maquia (percentagem de farinha que era o lucro das moleiras).
É justamente na Abelheira que o Município de Esposende está a concretizar o projeto do Parque Temático dos Moinhos de Abelheira, tendo já recuperado três moinhos de vento e perspetivando a reabilitação de outro, recentemente adquirido, e a requalificação de toda a envolvente com vista à melhoria da acessibilidade.
Em termos de animação, a Festa do Pão conta, no primeiro dia, com a atuação da banda “Ofir Show”, a partir das 22:00. No sábado, às 21:30 há Desfolhada e Malhada na eira, seguindo-se, às 23:00, Cantares ao Desafio. No último dia, a partir das 16:00, decorre o Festival de Folclore, com o Rancho Folclórico de Rio Tinto, a Ronda de Vila Chã e o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães.
A Festa do Pão abre às 19:30 de sexta-feira, encerrando à 01:00. Nos dias 05 e 06, o evento arranca às 11:30, encerrando à 01:00 no sábado e às 22:00 no domingo.